Páginas

sábado, 9 de julho de 2011

Pré jogo - Palmeiras x Santos

Último confronto entre Palmeiras e Santos pelo Brasileiro terminou 1x1 na Vila
Neste domingo, o Verdão entra em campo para o primeiro clássico nesta edição do Campeonato Brasileiro. No estádio do Pacaembu, às 18h30, o alviverde encontra o Santos, atual campeão da Libertadores, mas que vem com um time totalmente desfigurado, por ter jogadores machucados e servindo a seleção brasileira. Uma boa chance para ganhar moral, vencendo um clássico.

Atualmente na quinta posição com 15 pontos, o Palmeiras visa voltar ao G4. Mas para isso, uma vitória é fundamental neste domingo. O jogo contra o América pode ter deixado uma má impressão em diversos torcedores, porém, a partida de amanhã deverá transcorrer de outra forma, uma vez que o Santos não deve ficar tão fechado, se expondo mais e deixado o jogo mais franco e melhor de se assistir.

Já o Santos vem de uma semana de folga. A equipe praiana conseguiu adiar o jogo contra o Fluminense, no meio de semana, e teve o período inteiro para trabalhar. Deverá vir mais descansado. Contudo, os desfalques atrapalham o time, fator que pode ser (bem) utilizado pelo Verdão. A falta de entrosamento de algumas peças santistas também podem atrapalhá-los.

Time relacionado

Ao todo, 20 jogadores foram convocados para a partida. As novidades são a presença de Kleber (ou não, falo disso mais abaixo) e a ausência de Lincoln, que não tem agradado nem ao Felipão, nem a torcida. O camisa 99 do Palmeiras pode estar com seus dias contados, já que ganha muito e pouco vem produzindo. Veja quem são os 20 escolhidos.

Marcos e Deola [goleiros], Cicinho, Paulo Henrique e Gabriel Silva [laterais], Maurício Ramos e Leandro Amaro [zagueiros], Márcio Araújo, Marcos Assunção, João Vitor, Pierre e Chico [volantes], Tinga e Patrik [meias], Maikon Leite, Kleber, Wellington Paulista, Luan, Dinei e Vinícius [atacantes]

Provável escalação - Palmeiras

Vindo de um empate que podemos considerar ruim contra o América MG, em Sete Lagoas, o Palmeiras não terá força máxima contra o Santos. Thiago Heleno fica de fora, suspenso pelo terceiro amarelo. No entanto, Marcos, poupado na última rodada, e Gabriel Silva liberado pela CBF para atuar em dois jogos, retornam, além de Kléber (ou não, falo disso mais abaixo). O esquema deve ser o mesmo que vem sendo utilizado nas últimas partidas. Leandro Amaro fará companhia a Mauricio Ramos, Gabriel Silva retoma o posto de lateral esquerdo. As duvidas ficam no meio, onde Patrik e Tinga disputam a posição de Lincoln, e comando do ataque: Kléber ou Wellington Paulista (já disse, falo disso mais abaixo). Luan e Maikon Leite abertos, Cicinho na lateral direita, e Marcio Araujo e Marcos Assunção serão mantidos.

Os prováveis onze jogadores que iniciam o jogo pelo Palmeiras são: Marcos, Cicinho, Mauricio Ramos, Leandro Amaro e Gabriel Silva; Marcio Araújo, Marcos Assunção e Patrik (Tinga); Luan, Maikon Leite e Kléber (Wellington Paulista).

Provável escalação - Santos

Apesar dos desfalques, o Santos é um time que tem de ser respeitado. A equipe campeã da Libertadores deverá atuar no 4-3-3 também. Na defesa, o time não tem desfalques graves. Os problemas começam do meio pra frente. Jogadores lesionados, servindo a seleção ou sendo negociados são os problemas do alvinegro. No entanto, eles terão a volta do atacante Diogo, que segundo Muricy, deverá ser o substituto de PH Ganso. Será um atacante vindo de trás que deverá recompor o meio também, revezando essa função com outro atacante, Richely.

Os prováveis onze jogadores santistas em campo são: Rafael, Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Rodrigo Possebon, Arouca e Danilo; Diogo, Richely e Borges.

Histórico de confrontos

Em Campeonatos Brasileiros, Palmeiras e Santos têm um retrospecto de equilibrio. Em 48 jogos foram 14 vitórias para cada lado e 20 empates, com 63 gols marcados pelo Verdão contra 60 do Peixe. No confronto geral, são 295 partidas, com 127 vitórias do Palmeiras, 91 do Santos e 77 empates. O Palmeiras balançou as redes 525 vezes e o Santos 436.

No estádio do Pacaembu, em Brasileiros, aconteceram 11 jogos, com cinco vitórias santistas, duas palmeirenses e quatro empates. Foram 13 gols do Peixe e 7 do Verdão. O último jogo realizado no estádio municipal, válido por um Brasileirão teve vitória alviverde, por 2x1.

A partida com o maior número de gols, 13 no total, aconteceu em 7 de março de 1958, com vitória do Santos por 7x6. Já a maior goleada do confronto cabe ao Palmeiras, ou melhor, ao Palestra Itália, com um 8x0 em 11 de dezembro de 1932. A maior goleada santista ocorreu na primeira partida entre as equipes em 3 de outubro de 1915. 7x0.

Nesse ano, as equipes se enfrentaram no Paulista e o Verdão venceu por 1x0, em Santos
A maior goleada do Palmeiras sobre o Santos em Brasileiros foi um 5x0 válido pelo campeonato de 1997. Já a do Santos sobre o Palmeiras foi um 5x1, em 2006. Fora de casa, o Palmeiras venceu o Santos por 4x0 em 2004. Trinta anos antes, o Peixe já havia aplicado um 4x0 no Verdão longe de seus dominios.

Caso Kléber

O jornalista Alex Muller, em seu blog, afirmou que Kléber, mesmo relacionado, se recusou a se concentrar e a jogar amanhã alegando dores. Seria sua sétima partida o que o impediria de se transferir para outro time que dispute o Brasileirão. Todos já sabem do interesse do Flamengo no Gladiador.

Até o momento em que finalizo este texto, nem o Palmeiras nem Kléber se manifestaram. Não emitirei opinião alguma até que isso seja esclarecido. Sobre Palmeiras, Alex Muller costuma acertar. Mas pode errar, como qualquer outro. Antes de julgarmos, tomarmos uma posição, devemos ouvir os dois lados. Vamos ver como isso se desenrola.

Fotos: Google Imagens

Nenhum comentário: