Páginas

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Análise do sofá - Resultado bom, jogo ruim

Primeira vitória fora de casa deverá trazer mais alívio para o elenco seguir trabalhando
Enfim, acabou a zica e o Palmeiras ganhou sua primeira partida fora de casa. Resultado que era esperado ansiosamente por jogadores, comissão técnica e torcedores. O verdão já não tem mais a pior campanha fora de casa, entre os dez primeiros colocados do Brasileirão. Mas foi um jogo sofrido. Sofrido de se ver.

Em uma rodada das 21h50 onde em três jogos foram marcados 17 gols, o jogo em Santa Catarina contribuiu apenas com um. Foi um tremendo sacrificio ver um jogo em que raras eram as chances de gols enquanto nos outros a profusão deles era imensa. Ainda mais sendo em duas partidas em que envolviam adversários diretos do Verdão.

Bom, voltando ao jogo do Palmeiras, tudo corria para mais um empate modorrento sem gols. Seria a terceira partida seguida em que o Verdão não balançaria as redes adversárias. Até que ela apareceu. Sim, a bola parada, sempre ela, nos salvou novamente. Marcos Assunção mandou na área, o bom goleiro Wilson se atrapalhou e espalmou a pelota em cima de Mauricio Ramos, e a bola foi mansinha para o fundo do gol.

Antes disso, poucas chances foram criadas, por ambos os lados. O Verdão tinha perdido alguns gols é verdade, até com uma bola na trave. Mas não empolgava. O Figueirense tinha incomodado um pouco menos. E o jogo estava muito truncado no meio campo.

Com o gol do Palmeiras, o Figueirense passou a atacar, na tentativa do empate e teve duas boas chances, mas não aproveitaram. Além disso, o sistema defensivo do Verdão funcionou bem e impediu que o Figueira tentasse algo a mais, apesar de terem um time rápido e que se movimenta bastante.

Essa vitória do Palmeiras traz uma tranquilidade ao time, que com certeza jogará com mais confiança fora de casa. Neste sábado, o jogo é aui no Canindé, contra um instável Atlético MG. Jogo para se marcar tr~es pontos, apesar dos desfalques que teremos. No estádio da Portuguesa, estamos com 100% de aproveitamento e sequer tomamos gols. A torcida, certamente comparecerá. E tem tudo para ajudar o Palestra a chegar a mais uma vitória no campeonato.


O que acho: Os problemas de criação seguem sendo o maior empecilho do time de Felipão. Para o jogo de ontem, duas mudanças: Luan e Rivaldo deram lugar a Wellington Paulista e Gerley. O primeiro, até se esforçou, mas não acrescentou muito, até porque a bola não chegava. O segundo fez uma boa estréia, não comprometendo na defesa e arriscando algumas subidas. Tive uma boa primeira impressão de nosso novo lateral esquerdo. Espero que, com mais tranquilidade, melhore mais. Ainda sobre os problemas de criação, penso que Valdivia deveria ter um companheiro no meio. Ontem, incrivelmente Kléber fez esse papel. Um desperdicio, apesar do Gladiador ter sido um dos melhores do time. Mas um meia, para dividir a responsabilidade com o Mago, poderia ajudar mais. Nisso, um dos atacantes teria de sair. Tentaria colocar o Patrik ao lado do chileno pra ver o que acontece. Sobre o sistema defensivo, funcionou bem, apesar de pequenos erros isolados. Com a iminente estréia de Henrique, creio que haverá mais melhoras no setor.

Destaque positivo - Kléber jogou fora de posição e foi bem. Mauricio Ramos não comprometeu e fez o gol da vitória. Ambos poderiam ser o destaque. Mas aponto Marcio Araujo como melhor em campo ontem. Às vezes ele nos dá alguns sustos, porém, como joga para o time esse cara. Um autentico carregador de piano. Se doa para que os outros joguem. Marca bastante e, quando surge a oportunidade, tenta atacar. Tem um fôlego que impressiona. Infelizmente está suspenso para o próximo jogo. E fará falta, pois só não havia jogado uma partida no ano, poupado.

Destaques negativos - A suspensão de Marcio Araujo não será a única. Kléber também tomou um amarelinho e não joga sábado. Duas grandes perdas para o time. Além disso, Luan tem seu contrato no fim e é quase certo que ele não fique. Problemas surgem no setor ofensivo. Até por isso, o Felipão poderia testar o time com o Patrik no meio...

Foto: Portal Terra

Nenhum comentário: