Páginas

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Pré jogo - América MG x Palmeiras

Deola é uma das novidades do time hoje, substituindo São Marcos

Hoje, o Verdão entra em campo para a oitava rodada do campeonato brasileiro na cidade de Sete Lagoas, nas Minas Gerais, para enfrentar o tradicional América. Os times se encontram em situação distinta dentro do BR-11. Enquanto o Verdão é o quinto colocado, mas com um jogo a menos do que três dos quatro adversários que estão a sua frente e podendo, com uma vitória, subir para o segundo posto, o Coelho é o 18º, estando assim na zona de rebaixamento.

Nas últimas cinco rodadas, o América conquistou apenas dois pontos em quinze possíveis, tendo atuado três vezes como mandante, uma delas no clássico contra o Cruzeiro. E nesses três jogos em casa, apenas um ponto foi conquistado.

Já o Palmeiras, conseguiu dez dos últimos quinze pontos possíveis nos últimos cinco jogos. Porém, apenas um desses pontos foi conquistado fora de casa, no empate em 2x2 contra o Internacional. No outro jogo longe de São Paulo nesse período, o Verdão conheceu sua única derrota no campeonato, 2x0 para o Ceará.

Contudo, pela atual situação dos times, não é exagero dizer que o Palmeiras pode vencer o time mineiro, mesmo jogando fora de casa. O Verdão é o favorito à vitória hoje, apesar do Coelho necessitar de uma recuperação no campeonato.

Provável escalação - América

O América, do técnico Mauro Fernandes, deve ir à campo hoje com o tradicional esquema 4-4-2, que vem sendo utilizado pelo time nas últimas rodadas. Atrás, o time tem uma tradicional linha de quatro jogadores. No meio campo, atuam três volantes e um meia, que tem a função de abastecer os dois atacantes, um que joga mais pelos lados do campo e um centro avante tradicional.

Os prováveis onze jogadores que iniciam o confronto pelo lado mineiro são: Flávio, Marcos Rocha, Gabriel, Anderson e Gilson; Leandro Ferreira, Amaral, Dudu e Rodriguinho; Alessandro e Fábio Jr.

Destaque: O grande destaque do time é o veterano atacante Fábio Jr. Com passagens por times grandes como Cruzeiro, Atlético MG, Bahia, no Brasil, e a Roma, na Itália, e até pela seleção brasileira, o centro avante desembarcou em 2010 no América, para a disputa da Série B, competição em que foi vice artilheiro com 19 gols. Velho conhecido de nós, palmeirenses, por sua rápida passagem em 2001, o atacante não deixou saudades. Em 20 jogos marcou apenas 3 gols. Curiosamente, um dos gols dele com a camisa alviverde foi contra o América. É um jogador que pode dar trabalho hoje, especialmente na jogada área, um de seus pontos forte. É bom se ligar.

Provável escalação - Palmeiras

O Palmeiras manterá o mesmo esquema tático que vem utilizando durante o ano, uma variação do 4-3-3. Contudo, o time terá duas baixas, em relação ao último jogo, em que venceu o Atlético GO. São Marcos, poupado, e Gabriel Silva, na seleção sub-20. dão lugar a Deola e Rivaldo. Kléber, que poderia voltar para esse jogo, também será poupado, para jogar no clássico de domingo contra o Santos, no Pacaembu. Nesse esquema tático, o Verdão terá a linha defensiva composta por quatro homens, dois volantes a frente da zaga, um meia e dois atacantes abertos pelas pontas, além de um centro avante. A aposta do time é na boa movimentação e na capacidade de recomposição defensiva.

Os prováveis onze jogadores que iniciam o jogo pelo Palmeiras são: Deola, Cicinho, Mauricio Ramos, Thiago Heleno e Rivaldo; Marcio Araújo, Marcos Assunção e Lincoln; Luan, Maikon Leite e Wellington Paulista.

Destaque: Após ser contratado ainda no início do ano, Maikon Leite só pôde estrear com a camisa alviverde na última quinta-feira, contra o Atlético GO. Mas deixou uma boa impressão. Criador das melhores oportunidades de gol do time na partida, o rápido atacante deixou sua marca e foi elogiado por Felipão. Jogando fora de casa, contra um time que precisa ir para o ataque, Maikon pode ser uma boa válvula de escape para o Palmeiras, puxando contra ataques e explorando as brechas abertas pelo América. Essa será apenas a segunda partida do garoto com o manto, mas se demonstrar a naturalidade da estréia, será muito importante no jogo de hoje.

Hsitórico de confrontos.

Palmeiras e América MG já se enfrentaram oito vezes pelo Campeonato Brasileiro da Série A. E o Verdão nunca foi derrotado. Ao todo, são cinco vitórias palestrinas e três empates. A primeira partida entre os dois times aconteceu em 1971, com vitória do Palmeiras, em Minas Gerais, por 2x1. Já o último confronto foi em 2001, e o Palmeiras também venceu, no Palestra Itália, por 3x1.

Nessas oito partidas o Palmeiras marcou 12 gols contra cinco do América. Os placares mais comuns no confronto são 2x1 e 3x1, que aconteceram em duas oportunidades.

Os times ainda se enfrentaram uma vez pela Série B e o Palmeiras também venceu. Na oportunidade, o Verdão aplicou 3x0 no Coelho, também em Minas Gerais.

Foto: Justiça Desportiva

Nenhum comentário: