Páginas

terça-feira, 5 de julho de 2011

Martinuccio: bola dentro ou furada?

Meia atacante chamou a atenção durante participação na Libertadores 2011

Alejandro Hernán Martinuccio, argentino de Bueno Aires, 23 anos, vice campeão da Libertadores. Esse é, segundo o jornalista Alex Muller, o novo reforço do Palmeiras para a continuidade da temporada. A contratação do meia atacante argentino já vinha sendo especulada no Palestra Itália há algum tempo. O desempenho de Martinuccio, que ajudou a conduzir o tradicional Peñarol novamente a uma final de Libertadores, chamou a atenção da diretoria alviverde, logo após o time uruguaio eliminar o Internacional nas oitavas de final da competição sul americana.

Porém, as negociações foram bastante arrastadas, com boatos e especulações sobre a ida do atleta para algum time da Europa ou por sua continuidade no próprio Peñarol, caso os uruguaios conquistassem novamente a América. Contudo, isso não aconteceu e agora o jovem jogador deverá se apresentar no Palmeiras no início de agosto, como informou Alex Muller em seu blog. Os detalhes da negociação, segundo o jornalista, podem ser vistos aqui.

Mas não estou aqui para falar sobre a contratação de Martinuccio de forma seca e direta, apenas por informar, e sim para expressar a minha opinião sobre o nosso novo reforço. Teria sido essa uma bola dentro da diretoria ou uma furada, já que muita gente não viu futebol no canhoto que justificasse sua contratação? Para mim, o acerto com o meia argentino é uma boa para o Palmeiras. Explico.

Muita gente anda perguntando se a confirmação do negócio é um indicio da saída de Kleber. Outros, acreditam que o argnetino viria para disputar posição com Valdivia ou Lincoln. No entanto, ele não vem para substituir o Kleber e tão pouco para ser um articulador a mais no elenco. Martinuccio é um jogador que atua mais pelos lados do campo, uma espécie de meia aberto. Pode jogar também como segundo atacante ou mesmo como ponta, pelo lado esquerdo. E acredito que ele venha para substituir o Luan, que deve voltar ao Toulouse com o fim de seu empréstimo. E o canhoto é o jogador ideal para essa função.

Ao todo, acompanhei cinco jogos dele pela Libertadores. Sei que não é muito para que eu possa fazer uma avaliação melhor de seu futebol, mas acredito que foi possível nesse período ver bem o estilo de jogo de "El Negro". Contra o Internacional, no Beira Rio, ele jogou muito bem e fez um belo gol, o primeiro de seu time, além de puxar rápidos contra ataques e ajudar na marcação quando necessário. Fez duas partidas bem distintas contra o Velez. Em casa, atuou mais como um articulador do meio para o lado esquerdo, utilizando-se de sua velocidade. No jogo realizado na Argentina, era o cara encubido de puxar os contra ataques por ambos os lados do campo, criando as melhores chances de seu time. Foi a melhor partida que o vi fazer.

Já nas finais contra o Santos, tentou desempenhar a mesma função feita contra o Velez, mas sem tanto sucesso. Suas investidas pararam na zaga santista e o argentino não brilhou. Mas foi o bastante para muitos dizerem que o investimento não valia.

Martinuccio deverá ser titular do atual time do Palmeiras, substituindo Luan
Martinuccio não é um craque, um fora de série. É bom que se saiba disso. E no Palmeiras mesmo, há jogadores melhores. Entretanto, não há opções dentro do elenco que possam desempenhar o papel que o Luan faz hoje e que tem sido importante. Alejandro será um muito útil, uma importante reposição, além de ser, tecnicamente, supeiror ao nosso atual camisa 21, em meu ponto de vista.

Entre as caracteristicas do argentino, destacam-se a velocidade, o bom toque de bola e uma boa visão de jogo. Ele ainda peca um pouco no momento de finalizar as jogadas e também não tem um poder tão grande de marcação. Mas é inteligente e sabe recompor espaço, o que é meio caminho andado para se evitar o ataque dos rivais. Será de bastante utilidade no atual esquema tático de Felipão, especialmente em jogos fora de São Paulo.

Acho que Scolari já o escalará como titular, aberto pelo lado esquerdo, com Maikon Leite aberto pelo lado direito, Kleber centralizado e Valdivia encostando. Um bom quarteto, com jogadores de boa movimentação, rápidos e habilidosos. Fora de casa, armarão ótimos contra ataques. Dentro de casa, conseguirão abrir espaço na defesa rival se mantiverem um bom toque de bola e bastante movimentação. Um ataque bem versátil.

A contratação de Martinuccio é realmente muito boa, pois traz uma opção a mais para o decorrer do Campeonato Brasileiro e da Copa Sul Americana. Para disputar duas competições fortes como essas é preciso ter um bom elenco, como todos sabem. Aos poucos, o Palmeiras vai formando uma boa equipe. Com a chegada de mais algumas peças, o Verdão poderá brigar por coisas maiores em 2011.

Fotos: LanceNet e Placar

Nenhum comentário: