Páginas

domingo, 17 de julho de 2011

Os absurdos que temos de ver

Detentora dos direitos de transmissão, Globo faz o que quer com aval da CBF
Hoje, às 16h, o Palmeiras deveria estar em campo para enfrentar o Flamengo, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro de 2011, no estádio do Pacaembu. Mas não estará. O jogo foi transferido para a quarta-feira, com horário ainda não definido. Tudo por causa da porcaria da Copa América e da porcaria da seleção brasileira.

Me desculpem aqueles que gostam desse engodo que veste amarelo, mas eu me recuso a gostar e a torcer para isso. Gosto é gosto. Cada vez mais pego nojo dela, por certas atitudes da CBF. E essa última me dá mais motivos ainda para detestar tudo isso.

Todos sabemos porque o jogo entre Palmeiras e Flamengo foi mudado de horário. Interesses televisivos. A Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro não poderia ficar sem jogos para transmitir na quarta-feira, em caso de eliminação da seleção hoje. Teriam de preencher a grade com algum filme, o que não e garantia de liderança de audiência. Então, que se transfira algumas partidas para quarta, que possam atender a todo o Brasil. Além de Palmeiras e Flamengo, Botafogo x Corinthians e Grêmio x Figueirense também acontecerão no meio de semana, atrapalhando o 'bom' andamento do campeonato.

O problema é que quem sofre com tudo isso é o torcedor. Muita gente já tinha se preparado, se programado para assistir a esses jogos 'in loco'. Ouvi casos de pessoas que já tinham comprado passagens para virem até São Paulo ver Palmeiras e Flamengo. Outros, já estavam com viagem marcada para ver Botafogo e Corinthians no Rio de Janeiro. Mas com essa mudança, essas pessoas assistirão à essas partidas. Obviamente só se for do sofá de casa. Esses torcedores certamente perderam dinheiro. E a frustração por não verem seus times de coração em campo? Ninguém pensa nisso? Não, é a resposta.

Palmeiras e Flamengo ainda não sabem a que horas entrarão em campo
E ainda existe a possibilidade do Brasil se classificar e disputar a semifinal (espero que não aconteça) na quarta-feira, às 21h50, o que jogaria essas partidas acima citadas para o horário das 19h30, sendo transmitidas apenas por Pay Per View ou canais fechados, coisa que a maioria dos torcedores não tem acesso. Ou seja, ninguém liga para os times daqui, muito menos para os torcedores.

Além disso, a fraca Copa América tem deixado sequelas nesse Brasileirão. Times desfalcados (e ainda tem o mundial sub20 para desfigurar ainda mais alguns times), mudança de horários, rodadas atrasadas, rodadas antecipadas, uma verdadeira loucura. E enquanto isso os campeonatos de outros países estão em férias e ninguém tem sido prejudicado.

Já passou da hora de se tomar uma atitude quanto ao calendário, não apenas por essa questão ilustrada neste post, mas também por uma melhora na disputa, sem perda de jogadores no meio de uma competição tão importante e pela possibilidade de se arrecadar mais dinheiro, excursionando, mostrando sua marca mundo afora. É inadimissivel que nossos times sempre sejam prejudicados, apesar de eles não fazerem nada para mudar a situação. Todos têm 'rabo preso'. No país que se diz o 'país do futebol' não se pode haver tanta desorganização. E o torcedor, que faz de tudo por seu time, é quem paga o pato.

Fotos: Paranavai Net e Blog do Professor Antunes

Nenhum comentário: