Páginas

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Análise do sofá - América MG 1 x 1 Palmeiras

Felipão surpreendeu e colocou Chico no time titular contra o América MG
O desempenho do Palmeiras na noite de ontem, frente ao América MG, time que segue na zona de rebaixamento, não foi o esperado pela nação palestrina. O resultado, tampouco, agradou a nós torcedores. Ficou aquela sensação de que sim, era possível voltar de Minas Gerais com três pontos a mais e a vice liderança na bagagem. Mas isso não aconteceu.

O Palmeiras jogo mal boa parte do tempo e o jogo, teve duas etapas distintas. No primeiro tempo, faltou criatividade ao único meia do time, Lincoln, que esteve apático durante todo o jogo, e movimentação dos atacantes. Em certos momentos, vi Maikon Leite, Luan e Wellington Paulista jogando pelo mesmo lado, congestionando o que poderia ser um corredor no lado esquerdo.

Uma falha grave da equipe foi tentar afunilar as jogadas pelo meio e não arriscar passagens pelas laterais. Jogando com três volantes, o América facilmente conseguiu congestionar o setor, travando bastante o jogo. O Coelho passou o período inicial inteiro fechado, se defendendo e tentando aproveitar os contra ataques, mesmo atuando em seus dominios.

Felipão surpreendeu a todos na escalação, colocando Chico na lateral esquerda ao invés de Rivaldo. A idéia dele era de jogar com o camisa três mais preso na defesa, fazendo uma espécie de 3-5-2, o que em tese, deveria liberar Luan um pouco mais para atacar pela esquerda, e Cicinho, pela direita. E foi exatamente o lateral/ala direito que mais tentou organizar as jogadas de ataque no primeiro tempo. Contudo, o conceito parece não ter sido bem compreendido por ninguém.

Quem também se apresentou bem para o jogo nos 45 minutos iniciais foi Marcio Araujo, em suas infiltrações pelo meio. Entretanto, com a falta de mobilidade dos atacantes, não havia com quem distribuir o jogo e as jogadas morriam ali. Resultado do primeiro tempo: 0x0 sonolento.

Na segunda etapa as coisas mudaram. Precisando da vitória para respirar um pouco no campeonato, o América resolveu sair mais para o jogo, tentando explorar algumas brechas deixadas pelo Palmeiras. Sendo atacado, o Verdão também tentou fazer o mesmo, deixando a partida mais veloz e franca. E algumas oportunidades começaram a surgir.

Mauricio Ramos foi o autor do gol de empate do Palmeiras em MG
Completamente apagados, Lincoln e Wellington Paulista, que não têm conseguido aproveitar as chances dadas por Felipão, deram lugar a Patrik e Dinei. O Palmeiras era melhor e tentava chegar, principalmente com Cicinho. No entanto, o time seguia errando em tentar jogar pelo meio. E o castigo veio aos 20 minutos. Kempes, que acabara de entrar, puxou um rápido contra ataque e deixou Alessandro na cara de Deola para marcar. 1x0 América.

Depois do gol, o Coelho se assanhou e passou a dominar o jogo, criando outras oportunidades para matar o jogo. O Verdão sentiu o golpe e se viu bastante pressionado. O time, que já não era um primor de organização, se perdeu. Mas aos 30 minutos, um falta próxima da área (sempre a bola parada) trouxe esperanças. E o gol saiu. Marcos Assunção levantou na área e a bola sobrou para Mauricio Ramos empurrar para o gol.

O empate trouxe novamente a confiança para o Palmeiras que dominou o restante do jogo, criando as melhores chances, dessa vez, fazendo o que deveria ter feito desde o início, ou seja, utilizar a velocidade de Maikon Leite e Luan. O time martelou, mas o segundo gol não saiu. E com isso, uma importante vitória escapou.



O que acho: Vejo que o Palmeiras sente muita dificuldade em enfrentar times menores, que se fecham na defesa, tanto em casa quanto fora. Até agora, foram quatro jogos fora de casa, com três empates e uma derrota. Porém, essas partidas tiveram comportamentos bem diferentes. Contra Cruzeiro e Internacional, times grandes que, em seus dominios têm a obrigação de sairem para o jogo, o Palmeiras foi bem, e não venceu por detalhes. Já contra Ceará e América, equipes menores e mais cautelosas, foi dificil criar jogadas e usar o contra ataque, já que o Palmeiras foi forçado a sair para o jogo em ambas as partidas.

Destaque positivo: Gostei muito da partida do Cicinho ontem. Com velocidade e habilidade, esteve bem pelo lado direito, criando boas chances e chutando a gol. Afunilou algumas jogadas pelo meio, em determinados momentos, mas pelo menos se apresentou para o jogo.

Destaque negativo: Colocarei dois jogadores: Lincoln e Wellington Paulista. O primeiro, pouco fez para armar o time e em várias oportunidades se escondeu do jogo. O segundo foi presa fácil para os zagueiros adversários durante os 60 minutos que esteve em campo. Acho que a paciência de Felipão está se esgotando com ambos. Outra coisa ruim foi o terceiro cartão amarelo recebido por Thiago Heleno, que fica fora do clássico contra o Santos.

Fotos: Agência Lance

Nenhum comentário: