Páginas

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Pré jogo - Vasco x Palmeiras

Pierre e Philippe Coutinho disputam a bola em partida pelo campeonato de 2010
Hoje é dia de Palmeiras em campo. E não é pelo Brasileirão 2011. Nesta quinta-feira o Palestra estréia na Copa Sul-Americana longe de casa e enfrentando um tradicional rival, o Vasco da Gama, no estádio de São Januário, Rio de Janeiro. Um clássico nacional entre dois dos mais populares times do Brasil e que se repetirá já no domingo, em partida válida pelo campeonato nacional. Dois embates em três dias entre o Alviverde Imponente e o Gigante da Colina.

Atualmente, ambas as equipes atravessam um momento semelhante. No Campeonato Brasileiro, os dois clubes têm a mesma pontuação (27) e tentam se aproximar dos líderes. Por isso, deverão fazer um jogo pegado no fim de semana.

Já para a partida da hoje, a expectativa é de vermos um jogo mais estudado, uma espécie de treino para domingo. Nenhum dos dois times terá todos os seus jogadores disponíveis, o que enfraquece o espetáculo. Os times também não parecem dar muita importância para a Sul-Americana, já que o Vasco tem sua vaga na Libertadores 2012 garantida e o Palmeiras deverá focar-se no Brasileiro.

Prováveis Escalações

Jogando em casa, o Vasco deverá poupar algumas peças. O meia Felipe, por exemplo, deve ficar no banco de reservas, poupado para o confronto de domingo. O mesmo deve acontecer com os atacantes Eder Luis e Alecsandro. Com isso, Juninho Pernambucano e Diego Souza (suspenso da partida de domingo), devem assumir o papel de criadores hoje, com Bernardo e Elton no ataque. Do meio para trás, o zagueiro Dedé, que esteve com a seleção brasileira na Alemanha, também não joga. Para domingo, o time deverá estar completo. A equipe cruzmaltina marca bem e consegue ter uma boa variação de jogo. Por isso, toda a atenção será necessária, especialmente com os dois meias.

Provável escalação do Vasco - Fernando Prass; Fágner, Renato Silva, Anderson Martins e Julinho; Rômulo, Jumar, Juninho Pernambucano e Diego Souza; Bernardo e Elton

Destaque - Se o Palmeiras tem Marcos Assunção como principal arma na bola parada, o Vasco também tem a sua. É o veterano Juninho Pernambucano. Eximio cobrador de faltas, Juninho terá também a incumbência de armar as jogadas vascaínas hoje. É um jogador muito técnico, que, em uma jogada, pode decidir um jogo. Olho nele.

No Palmeiras, o único desfalque confirmado é Valdivia, que jogou pela seleção chilena contra a França, e só volta a atuar pelo Verdão no domingo, também contra o Vasco. De resto, força máxima. A única dúvida parece permanecer na zaga. Com a volta de Thiago Heleno, Mauricio Ramos e Henrique devem disputar a outra vaga. Quem volta também é Luan, que não jogou no fim de semana contra o Grêmio por estar suspenso. Para substituir Valdivia, Patrik foi o escolhido.

Provável escalação do Palmeiras - Marcos, Cicinho, Thiago Heleno, Henrique (Maurício Ramos) e Gerley; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Patrik e Luan; Maikon Leite e Kleber

Destaque - A bola parada poderá ser decisiva hoje. E se Juninho Pernambucano é o cara do Vasco nesse tipo de jogada, Marcos Assunção irá liderar o Palmeiras nesse quesito. Além das faltas frontais, que são perigosissimas, o nosso camisa 20 tem tido um ótimo retrospecto de assistências em faltas laterais e escanteios. Vamos torcer para que ele esteja inspirado hoje e ajude o Verdão a conquistar uma vitória.

Histórico de confrontos

Palmeiras e Vasco, até hoje, fizeram nove jogos válidos por competições internacionais. E já há um confronto pela Copa Sul-Americana, em 2008. E nessas nove partidas, o Verdão leva vantagem no confronto, tendo vencido quatro, perdido três e empatado duas.

Além disso, todos esses confrontos foram eliminatórios. E aí, novamente o Palmeiras está em vantagem. Em 1951, foram duas partidas válidas pela semifinal Copa Rio, com um empate em 0x0 e uma vitória do Palmeiras por 2x1. O Verdão foi campeão do torneio, considerado o primeiro Campeonato Mundial de Clubes, em seguida. Em 1999, as partidas foram válidas pelas oitavas de final da Libertadores e teve, outra vez, um empate e uma vitória Palestrina. Em São Paulo, foi 1x1. Já no Rio de Janeiro, o Verdão goleou por 4x2, com um show do meia Alex. O Palmeiras também foi campeão da competição, sucendendo o próprio Vasco.



No ano seguinte, mais três jogos, válidos pela Copa Mercosul. No primeiro, vitória vascaína, por 2x0 em São Januário. No segundo, o Verdão triunfou por 1x0, no Palestra Itália. Por isso, um terceiro jogo foi realizado, novamente no Palestra, para definir o campeão. E em uma partida épica, o Vasco, infelizmente, venceu um jogo que parecia perdido. Depois de sofrer três gols no primeiro tempo, os cariocas viraram para 4x3 e conquistaram a taça.

No único confronto entre as equipes pela Sul-Americana, vantagem do Palmeiras. Depois de perder o jogo de ida por 3x1 no Rio, o Verdão ganhou a partida de volta, em São Paulo, por 3x0.

No confronto geral, o Palmeiras é muito superior, com 53 vitórias e 27 derrotas em 116 jogos. Quase o dobro. As equipes ainda empataram 36 vezes. Como visitante, o Palmeiras também tem bom retrospecto. São 18 vitórias, 13 empates e 19 derrotas.

Em campeonatos brasileiros, novamente o Palestra tem vantagem, com 18 vitórias e 9 derrotas, além de 13 empates em 40 jogos.

Lincoln é emprestado. Pierre pode ser o próximo

Sem ser muito aproveitado, Lincoln acertou seu empréstimo junto ao Avai
O meia Lincoln foi emprestado ao Avai, até o final do ano. Sem estar sendo muito aproveitado pela comissão técnica, atleta e diretoria entraram em um acordo e o jogador já se apresentou ao novo clube. O alto salário de Lincoln e suas seguidas lesões contribuiram para a decisão, apesar do bom nível técnico que o jogador tem. Quem também pode estar de saída é o volante Pierre. Sem ser ao menos relacionado para o banco de reservas em muitas ocasiões, o Guerreiro pode ser emprestado ao Cruzeiro.

Fotos: Google Imagens
Fonte: Site Oficial do Palmeiras

Nenhum comentário: