Páginas

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Análise do sofá - Se não fosse o juiz...

Jogadores comemoram o gol de empate, marcado por Marcos Assunção
... o Palmeiras poderia ter voltado de Curitiba com mais três pontos na conta, ao invés de apenas um que, no final das contas, ainda pode ser visto como lucro, devido as circunstâncias. Mas não há como negar que a arbitragem ontem, se não influenciou de forma direta o resultado (em meu ponto de vista, até certo ponto teve influência direta sim), pelo menos interferiu no bom andamento da partida.

Procurei evitar ao máximno criticar a arbitragem em meus posts, até porque estou aqui para falar do Palmeiras. Mas não é possível ficar calado, vendo que o nível dos arbitros nesse campeonato é dos mais ridiculos. Vejo campeonatos de outros países e lá a arbitragem também é muito ruim. Porém, por aqui, a coisa é tão feia, tão descarada, que muitas vezes a ruindade dos juizes passa a impressão de que há algo premeditado, de que há má intenção.

Quem apitou o jogo de ontem foi o catarinense Célio Amorim. Sinceramente, desconhecia seu trabalho. E depois de ontem, não tive uma boa impressão dele. Além de manter critérios diferentes para punir ambos os times, se mostrou muito passivo para com os jogadores do Coritiba. Só do zagueiro Jeci, contei seis faltas, apenas no Kléber. E cartão que é bom, nada.

Mas o principal ponto falho na arbitragem de ontem.aconteceu em dois lances semelhantes e que mostrou a falta de critérios do árbitro. Em um contra ataque, Valdivia fez falta em Tcheco, matando o lance. Cartão justo. O Coritiba cobrou a falta a zaga afastou e o Palmeiras armou um contra ataque, puxado por Patrik e parado pelo zagueiro Jeci. Ele não recebeu cartão. Como, em menos de um minuto, o juiz pode mudar de critério? Vai entender. O pior é que o time todo foi cobrar que ele punisse o jogador adversário pela falta, que merecia cartão também. Entretanto, que levou cartão foram Kléber e Luan, por reclamação. Foi o terceiro cartão do camisa 21, que não joga contra o Grêmio.

Arbitragem de Célio Amorim foi muito ruim, irritando os jogadores do Palmeiras
Viram só o que um erro pode causar? Os cartões tomados por Kléber e Luan foram bobos certamente. A reclamação foi acintosa. Mas o time foi prejudicado por um erro ridiculo. Mudou os rumos do jogo e isso não pode acontecer. O minimo que se espera de um árbitro é que ele siga uma linha de trabalho, pelo menos.

Outro erro, esse causado pelo bandeirinha Claudemir Maffessoni, aconteceu no fim da primeira etapa. E esse teve influência direta no resultado. Marcos Assunção lançou Valdivia que saiu sozinho na cara do gol. Mas o auxiliar marcou, erroneamente, o impedimento. E ainda teve um penalti não dado no Luan...

Na segunda etapa, ele foi menos pior. Deixou de dar algumas faltas e não dava cartão amarelo para jogadores do Coritiba. Mas expulsou corretamente o Thiago Heleno, após falta na meia lua. No entanto, não sei se faria o mesmo, caso um jogador do time paranaense fizesse o mesmo.

Sobre o jogo, o Palmeiras fez uma boa partida. Não foi brilhante, mas não deixou a desejar e poderia, como eu disse, voltar do Paraná com uma vitória. Foi um jogo equilibrado em que o Palmeiras dominou no fim do primeiro tempo e que o Coritiba dominou no fim do segundo, com um homem a mais. Sofreu um gol de cabeça, fez um gol de bola parada, tudo normal.

Agora é esperar o Grêmio, time instável neste campeonato. Três pontos são necessários já que Corinthians, Flamengo e Vasco venceram e o São Paulo ainda joga, com boas possibildades de vencer. Temos que seguir no grupo de cima.



O que acho: Gostei da formação de ontem, com Patrik, Valdivia, Luan e Kléber. Apesar de achar que ainda falta um centro avante que saiba prender a bola e fazer o pivô, no estilo do Borges, devido às caracteristicas dos nossos homens de frente, que carregam bastante a bola. Ontem isso ficou evidente, com Kléber caindo mais pelos lados. Ele não é centro avante!!! Além disso, o meio campo com Patrik ficou mais povoado, o que facilita o trabalho do Mago. Pelo time que temos, acredito que essa seja a formação ideal. Um revezamento entre Maikon Leite e Luan também poderia ser uma solução, já que Patrik também pode ajudar na marcação. Com a suspensão de Thiago Heleno, Henrique começará como titular no próximo jogo. E vai tomar a posição de Mauricio Ramos. Um bom reforço.

Destaque positivo - Com um belo gol e boa visão de jogo, Marcos Assunção foi o destaque alviverde. Marcou bem, apoiou e distribuiu a bola, enfim, um jogador importante no esquema de jogo. Não entendo porque ele é contestado. Dizem que ele é bom só de bola parada, mas ontem provou o contrário. Talvez deixem de pegar no pé dele.

Destaque negativo - Já falei da arbitragem, que influenciou no resultado. Porém, um jogador quase colocou tudo a perder ontem: Mauricio Ramos. Inseguro, ele causou a expulsão de Thiago Heleno, ao dar dois chutões bizarros. No primeiro, ele poderia chutar pra frente, mas optou em chutar pro lado, e devolveria a bola ao Coritiba. Por sorte, a pelota desviou em um jogador do Coxa e saiu em lateral para o Palmeiras. Cobrado o arremesso, o zagueirão inventa de dar outro chutão, quando poderia sair tocando. Pegou mal na bola e armou contra ataque para o adversário, que culminou na falta feita pelo seu companheiro de zaga. Se Heleno não interrompe a jogada, estariamos discutindo uma derrota hoje. Isso quase mudou a história do jogo e acabou com qualquer chance do Palmeiras vencer.

Fotos: Portal Terra e Blog do Sandro

Nenhum comentário: