Páginas

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Análise do sofá - Habemus Centroavante

Jogadores comemoram o primeiro gol no clássico. Vitória traz novo ânimo para o time
José Fernando Viana de Santana, ou simplesmente Fernandão, natural do Rio de Janeiro, 24 anos, 1,91m de altura. Esse foi o cara que mudou os rumos da partida de ontem, entre Palmeiras e Corinthians. Sem sequer ter sido apresentado formalmente e nem treinado com os companheiros, o atacante que assinou contrato na sexta-feira teve de substituir Maikon Leite na lista de relacionados para a partida. E logo em sua estréia com o manto, marcou seu primeiro gol, justamente em nossos maiores rivais.

No futebol, há uma história de existem dois jogadores que tem profissões a parte: o goleiro e o centroavante. O primeiro precisa evitar que a bola atravesse a linha fatal. O segundo tem de balançar as redes. E para isso, é preciso ter estrela. Fernandão mostrou que tem.

Contratado junto ao Guarani, o camisa 19 começou a partida no banco, mas entrou logo no primeiro tempo, na vaga de Patrik, que estava perdido em campo. O Corinthians vencia a partida, com um gol estranho de Emerson, numa falha da zaga e do Marcos (mas o Santo tem crédito eterno contra o Corinthians). Uma coisa que sempre cobrei foi a contratação de um centroavante que servisse de referência ao ataque. Mesmo que o cara não seja um jogador de excelente nível tecnico, esse tipo de jogador é necessário para se pode abrir espaço para outros jogadores. Antes de se machucar, o limitadissimo Dinei estava fazendo esse papel, mesmo sem marcar gols. Com sua presença, o time criava mais. O mesmo aconteceu ontem.

Muito da boa estréia de Fernandão se deve a leitura bem feita e pela coragem da comissão tecnica. O time com Patrik não estava funcionando e uma mudança era necessária. Só que poucos tecnicos mudam seu time no primeiro tempo. A  maioria prefere esperar o intervalo para fazer algum tipo de correção. Se isso acontecesse ontem, talvez não tivessemos vencido. Méritos para Felipão, Murtosa e cia.

Após a entrada de Fernandão, o jogo que estava bem equilibrado, passou a ser dominado pelo Palmeiras, que precisava do resultado. Até o gol corintiano, os dois times tinham tido chances. O Palmeiras, esbarrava na falta de alguém para finalizar. Já os rivais, apesar de mais objetivos, não conseguiam finalizar com qualidade. Tanto que o gol foi sem querer. Havia muita marcação no meio campo, o que dificultava a criação de jogadas.

O primeiro gol surgiu na bola parada. Em escanteio, Marcos Assunção levantou na área e a bola sobrou pra Luan encher o pé e sair para o abraço. E depois do empate, o jogo esfriou até o fim da primeira etapa. Na segunda metade do jogo, o Verdão voltou tomando a iniciativa e logo aos sete minutos, Marcos Assunção, de novo, enfiou uma bola na medida para Fernandão dominar no peito e tocar na saída do goleiro, sem deixar a bola cair. Belo gol.



Como homem de referência na área, nosso novo centroavante passou a preocupar os zagueiros, o que abriu espaço para que Valdivia, Kléber e Luan pudessem jogar. Isso foi fundamental para que o Palmeiras vencesse. A primeira impressão que tive de Fernandão é de que ele será bastante útil. Felipão gosta de jogadores altos e fortes como ele. Será um perigo na bola aérea e ainda poderá fazer um bom trabalho como pivô. Quem sabe agora o time passe a marcar mais gols...

O que acho - O Palmeiras tem trabalhado bem a bola e criado boas chances. Com uma referência, a tendencia é melhorar na questão da finalização, pois haverá não só um cara especialista nisso como mais espaço para outros jogadores. Na defesa, o time segue bem, tanto que é a melhor do campeonato. O que incomoda um pouco é o time recuar em demasia quando o placar é favorável. Ontem, havia chance de marcar o terceiro gol e matar o jogo. Contudo, o time preferiu se defender, coisa que fez bem. Anulou uma das principais caracteristicas do Corinthians: a velocidade. Entretanto, essa é uma estratégia perigosa. A vitória trará um novo animo ao time. Agora, são apenas cinco pontos de desvantagem para o líder, apesar de estarmos em sexto. No meio de semana, temos confronto direto contra o Botafogo. No fim de semana, contra o Internacional. Sequencia dura. Ir bem, será fundamental na luta pelo título. Sim, voltamos pra briga.

Destaque positivo - Marcos Assunção foi muito bem, Fernandão encarou com tranquilidade e um gol a estréia no Palmeiras contra um rival, Henrique e Thiago Heleno mostraram muita segurança, Marcio Araujo anulou o lado esquerdo corintiano, substituindo Cicinho, mas o melhor em campo foi Luan. Foi o jogador mais perigoso do Palmeiras, jogando tanto pelo lado esquerdo quanto pelo direito. Marcou gol, puxou contra ataques, deu trabalho para a defesa, chutou no gol, marcou, roubou bolas, enfim, foi fundamental. Só tenho uma critica ao camisa 21: joga de cabeça baixa. Se levantasse a cabeça e olhasse o posicionamento dos companheiros, podriamos ter vencido por mais. Mesmo assim, foi o melhor em campo ontem.

Destaque negativo - Patrik não correspondeu. Perdido em campo, o camisa 40 precisa voltar a apresentar o bom futebol do campeonato paulista. Desde que se lesionou, seu futebol ficou mais tímido. Ontem ele não sabia se era meia, se era ponta, se atacava, se defendia. Tanto que foi substituído ainda na primeira etapa.

Foto: Portal Terra

Nenhum comentário: