Páginas

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Análise do sofá - Perdemos uma grande chance

Jogo foi muito truncado. Palmeiras criou chances mas não soube concluir
Um empate em 0x0 contra o Grêmio e uma grande chance perdida. Esperei até segunda para escrever este post para saber como terminaria a rodada em que o Palmeiras, pela primeira vez no ano, não conseguiu marcar um gol sequer no Canindé, deixando assim de ser 100% no estádio da Portuguesa. E temos que admitir que o Verdão perdeu uma grande chance de seguir colado nos líderes.

Com o empate deste sábado, a diferença para o líder do campeonato, agora o Flamengo, subiu de cinco para seis pontos. E pode aumentar ainda mais, uma vez que o Corinthians tem um jogo a menos, a ser disputado com o Santos nesta quarta. E com isso, voltam os velhos questionamentos sobre a falta que faz um autentico camisa 9 ao time.

Bem ou mal, o Palmeiras criou chances de gol contra o Grêmio, que pouco ameaçou. Pode se discutir se essas chances foram claras ou não. Mas foram criadas. Se futebol fosse uma questão de merecimento, certamente o Verdão teria vencido. Porém, como tudo é questão de competência, a vitória não veio.

Disse que poderiamos discutir se as chances criadas foram claras ou não. A maioria delas não foram claras. E nisso, tenho de reconhecer, o Grêmio teve muitos méritos. Os tricolores vieram à São Paulo para não perder. Por isso, jogaram em uma retranca danada, especialidade de seu novo técnico, Celso Roth. Souberam se defender e alcançaram seu objetivo.

Entretanto, as coisas poderiam ser bem diferentes caso tivessemos um camisa 9 goleador, matador. Não sei quem comprou a ideia de que o Kléber é um centroavante. Está claro que ele não é. O Gladiador é um jogador que atua como segundo atacante. É forte, tem um drible curto... tem de jogar nos arredores da grande área, cavando faltas e preparando a jogada para que alguém finalize. Se ele tiver de jogar enfiado entre os zagueiros, perderá suas melhores caracteristicas e apresentará deficiencias, como a finalização, que não é o seu forte. Além do que, será presa fácil para os zagueiros.

No atual esquema de jogo do Palmeiras, um centroavante trombador e forte, que possa fazer a função de pivô, parece ser essencial. Além de prender a marcação dos zagueiros, dando mais liberdade para Kléber, Valdivia e cia criarem, poderia solucionar esse problema de falta de gols. Por incrível que pareça, o time melhorou com a entrada do contestado e limitado Dinei.

Com tantos jogadores que atuam pelos lados do campo, a bola fica griando, girando e girando, mas sem que alguém chute-a para o gol. Se analisramos todos os gols do Palmeiras nesse campeonato, veremos que boa parte surgiu de bolas paradas, seja em faltas, penaltis ou cobranças de escanteio.


Infelizmente sabemos que há poucas opções no mercado e a maioria delas são duvidosas. Contudo algo precisa ser feito no sentido de contratar alguém, porque está dificil desse jeito. O Palmeiras precisa se reforçar, caso busque algo mais do que uma simples vaga na Libertadores.

O que acho - O Palmeiras, além de um centroavante, precisa de um meia para jogar ao lado do Valdivia. O Mago não pode ficar exposto sozinho à marcação de dois ou três adversários sendo incumbido de criar as jogadas de ataque. Jogar com Luan, Maikon Leite e Kléber juntos, ou com Patrik fazendo a função de atacante aberto pelos lados, não dá. Acho até que com a entrada de mais um volante, no lugar de Luan ou Maikon Leite, e com um avanço de Marcos Assunção, que tem um bom passe, mais chances poderiam ser criadas. Além disso, os laterais poderiam subir mais ao ataque sem bater de frente com outros companheiros. Mais uma coisa que me incomoda é a lenta troca de passes entre os jogadores e a insistencia em jogadas individuais pelo meio. O Palmeiras tem jogadores velozes e se eles trocassem bola com agilidade, se movimentando bastante, certamente fariam mais gols.

Destaque positivo - Mais uma vez o Mago foi o melhor jogador em campo pelo Verdão. Foi o único que tentou articular jogadas, cobrando movimentação dos companheiros e tentando finalizar as jogadas. Aos poucos vai adquirindo mais ritmo de jogo e logo será o jogador que todos esperam. Kléber também foi muito bem.

Destaque negativo - Maikon Leite novamente esteve abaixo das expectativas. Não estou pegando no pé do garoto. Cobro porque sei que ele pode jogar mais do que vem jogando. Tem potencial. Mas precisa ser menos fominha e pensar mais no time. Neste sábado, esteve perdido no meio dos zagueiros. Precisa voltar a jogar bem.

Foto: Portal Terra

Nenhum comentário: