Páginas

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

#ParabensSaoMarcos

"Partiu Marcelinho, Maaaaaaaarrrrrrcccccccoooooosssss pegoooouuuuuu"
Grande goleiro? Atleta exemplar? Homem de caráter? Sim, todas essas caracteristicas, e muitas outras, são peculiares a Marcos Roberto Silveira Reis, ou simplesmente Marcos, São Marcos de Palestra Itália. Mas elas não servem para resumir uma pessoa e um profissional como ele, tão querido por todos. Aliás, é praticamente impossível resumir alguém como ele.

No futebol, os torcedores costumam enaltecer os atletas que atuam por seus times e desmerecer aqueles que jogam nos adversários. Isso é comum e faz parte da paixão que o esporte bretão desperta nas pessoas. E por esse motivo, é muito raro que algum jogador seja exaltado tanto por seus torcedores como pelos rivais. Marcos chegou a esse patamar, extrapolou o limite da rivalidade.

Fora um engraçadinho aqui e ali, nosso Santo é admirado não só pelos palmeirenses. Vemos corintianos, são paulinos, santistas, flamenguistas, vascainos, torcedores dos mais variados times, declarando admiração por Marcos. Já vi até pessoas que não gostam de futebol dizerem que gostam do Marcão. É uma figura impar no futebol brasileiro.

Autêntico, simples, humilde, sincero, carismático. Todas essas qualidades estão presentes no caráter de nosso ídolo. E talvez seja por isso que todos gostem dele. Marcos é um cara espontâneo, alegre, brincalhão. Fala o que pensa, não tem medo de se expôr, não vem com aquele discurso fabricado. Não é um personagem 'fake' como se diz atualmente.
O dia em que Marcos virou Santo e levou o Palmeiras à final da Libertadores
Se perguntarem a torcedores de qualquer time se gostariam de ver o nosso Santo defendendo suas cores, é óbvio que a grande maioria dirá que sim. Talvez o são paulino seja contrário, por eles também terem um grande goleiro defendendo sua meta, no caso Rogério Ceni, tão ídolo para o torcedor tricolor quanto é Marcos para o palmeirense. O que difere ambos (além de Marcos ser melhor no gol e de Rogério fazer gols) é que Marcos tem a simpatia das outras torcidas, coisa que Ceni não tem. Mas isso não vem ao caso.

E além de tudo isso que foi dito, o torcedor brasileiro tem uma certa gratidão por ele, por causa do penta campeonato em 2002. Naquela campanha vitoriosa, muito se fala de Ronaldo e Rivaldo, certamente decisivos para a conquista. Entretanto, Marcos também foi tão fundamental quanto as duas grandes estrelas. E o torcedor reconhece isso.

Não vou falar sobre a carreira dele. Todos conhecem, sabem dos títulos que ele ganhou, sabem da proposta que ele recusou do futebol inglês para jogar a Série B, das contusões, dos momentos de frustração. São quase 20 anos defendendo o Palmeiras, coisa rara no futebol de hoje. Por isso toda e qualquer homenagem a ele é pouca. Busto para ele no Palestra? Nada mais justo. Aposentadoria da camisa 12? Não vejo porque não. Contrato vitalicio com o Palmeiras? Não sei porque ainda não fizeram. Marcos está no pantaleão dos grandes icones que representaram nosso time. Ele esteve em momentos bons e ruins. Já falhou. Mas fechou o gol por muito mais vezes, com defesas incriveis e inesquecíveis.
Parceria com Felipão deu frutos não só no Palmeiras, mas também na seleção
Fecho esse post citando um caso recente, que me fez admirar essa figura ainda mais. O Palmeiras vencia o Avai por 4x0 no Canindé, quando o juiz marcou um pênalti. A torcida enlouqueceu (inclusive eu) pedindo para que o Santo fosse cobrá-lo. Os companheiros tentaram lhe convencer a fazê-lo. Mas ele, sujeito digno, de grande caráter, não aceitou. Justificou logo após o jogo que a atitude de ir cobrar um pênalti contra um time que já levava de quatro, poderia ser muito humilhante. Ainda mais para o jovem goleiro que defendia a meta avaiana. O garoto estava em início de carreira e poderia ficar marcado por ter tomado um gol de um goleiro que nunca havia batido um pênalti nestas circunstâncias.

Notem que até no bem da carreira de um adversário ele pensou. Quantos outros jogadores fariam o mesmo? Acho que nenhum. A partir deste momento, passei a torcer para que Marcos nunca faça um gol em um jogo oficial. Ele não precisa disso. Fazer um ou nenhum não vai mudar em nada a carreira desse grande exemplo. Ele já é um mito, um ícone. Marcos não necessita fazer gol nenhum pra entrar para a história. Ele é parte da história pelos gols que, de forma magistral, evitou. Fico triste só de pensar que ele se aposentará no fim do ano. Será uma grande perda para os campos.

Marcos, parabéns e muitas felicidades, hoje, dia em que você completa 38 anos, amanhã e sempre. E muito obrigado por tudo o que você fez por nós, palmeirenses. Sempre iremos lhe idolatrar.
Puta que o pariu, é o MELHOR GOLEIRO DO BRASIL, MARCOS!
OBRIGADO, SÃO MARCOS DE PALESTRA ITÁLIA!

#ParabensSaoMarcos

Fotos: Google Images

Nenhum comentário: