Páginas

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Análise do sofá - Jogo novo, problemas antigos

Jogadores comemoram o gol de empate no clássico deste domingo
Palmeiras e São Paulo empataram em 1x1 ontem no Morumbi. Pronto. Não tenho muito o que falar sobre o jogo de ontem, a não ser que faça, novamente, todo aquele discurso repetitivo de sempre: falta alguém que finalize as jogadas que o time cria. Gols mesmo só de bola parada.

De novo o Palmeiras criou. Novamente o time pressionou seu adversário. E mais uma vez saiu de campo sem os três pontos. Simples assim. Mesmo sem Valdivia, Gerley e Thiago Heleno, suspensos, Gabriel Silva, campeão mundial com a seleção sub-20 e Dinei, machucado, o Verdão teve uma boa atuação. Muito disso, méritos de Felipão, e do esquema utilizado. É a única coisa não repetitiva que tenho para dizer.

Para enfrentar o São Paulo, no Morumbi, Felipão optou por um esquema mais cauteloso e colocou três volantes para jogar. Chico, Marcio Araujo e Marcos Assunção, tinha a imcumbencia de travar o meio campo são paulino. E deu certo. Além disso, com Luan e Patrik no meio, e Kleber mais adiantado, pressionando a saída de bola do adversário, o Palmeiras conseguiu dificultar a criação de jogadas do São Paulo. Além disso, Rivaldo pela esquerda e Cicinho pela direita, davam trabalho aos rivais. Mas em suma, o jogo foi bem truncado, pelo excesso de marcação.

E parou por aí. Marcos fez algumas boas defesas, Rogério Ceni também. Boas chances foram criadas por ambos os times, especialmente no primeiro tempo, mas foi só. O empate acabou sendo justo, apesar do Palmeiras ter tido mais posse de bola e tals.

Foi mais um desses clássicos modorrentos e chatos. Frio como o clima em São Paulo neste domingo.

O Verdão terá de ter a cabeça no lugar agora. Terá, em sequencia, mais dois jogos contra concorrentes diretos. Domingo pega o Corinthians, em mais um clássico. Depois, o Botafogo no Rio de Janeiro. Duas vitórias serão essenciais para seguir na luta pelas primeiras posições. Vamos torcer.


O que acho - Creio que, com a chegada dos reforços que andam sendo veículados pela midia, ou seja, os atacantes Fernandão, do Guarani, e Ricardo Bueno, do Atlético MG, mais o meia Pedro Carmona, do Criciuma, tenhamos mais opções, inclusive para tentar solucionar o problema da falta de gols. Não são grandes jogadores, que chegariam para resolver o problema. Porém, poderão ser uteis. O problema é que leva tempo para a adaptação de todos. E tempo é o que menos temos. Enquanto isso, seguiremos sofrendo para marcar. Espero que menos nos próximos jogos. Se convertermos um ou duas chances por jogo, já estará de bom tamanho, pois a defesa é boa e toma poucos gols.

Destaque positivo - Felipão teve uma boa leitura do jogo e soube armar o time. Não deixou o São Paulo utilizar sua principal qualidade, que é a velocidade, durante os 90 minutos, e fez com que o Palmeiras controlasse bem a partida. Apesar do gol do São Paulo, uma baita jogada, diga-se de passagem, o sistema defensivo inteiro se comportou bem.

Destaques negativos - Partidas apagadissimas de Marcio Araujo, que jogou mais solto, tendo de apoiar pelo lado direito e impedir as subidas de Carlinhos Paraiba, mas que esteve perdido na primeira função, e de Patrik, que não conseguiu armar o meio campo.

Foto: Portal Terra

Nenhum comentário: