Páginas

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Análise do sofá - Outro jogo ruim

Palmeiras criou raras chances de gol. E quando criou, não soube aproveitá-las
Foi sofrível, de novo, o desempenho do Palmeiras, dessa vez jogando contra o Vasco pela Copa Sul-Americana. Com apenas um desfalque (Valdivia, que estava com a seleção chilena), o Verdão pouco produziu e também pouco ameaçou o mistão do Vasco, que resolveu poupar alguns jogadores pensando no novo confronto entre as duas equipes, neste domingo pelo Brasileirão. E o resultado de tudo isso foi uma nova derrota.

Taticamente, não podemos negar que o time é bem postado. Mas se limita apenas a isso. Não há a minima criatividade no meio campo quando Valdivia não joga. E quando o Mago atua, é sempre bem marcado, logo, o time pouco melhora. O problema é que não existe, além do chileno, um jogador que pense o jogo, que tenha qualidade para organizar o time. Marcos Assunção até tenta fazer esse papel, às vezes. Porém, ele é um volante e sua primeira preocupação é marcar. Com isso, acaba sobrecarregado.

A caracteristica de vários jogadores do Palmeiras é de carregar a bola. Cicinho domina, parte pra cima e tenta o drible. Luan também (e quase sempre erra) ou dá aqueles chutes medonhos. Maikon Leite idem. Patrik é a mesma coisa. Kléber faz o mesmo. Não há toque de bola vertical, em direção ao gol. Se limitam apenas a tocar horizontalmente, de um lado para o outro. E além de tudo, erram muitos passes, fundamento primordial. A palavra 'tabelinha' ou a expressão '1-2', parece não existir no vocabulário dos jogadores. Não trocam passes com velocidade, não se movimentam. Ficam guardando posições. Os laterais não fazem a ultrapassagem para chegar à linha de fundo. É um time estático.

O único jogador que tenta fazer alguma coisa nesse sentido é o Marcio Araújo. Mas ele é um volante, destruidor de jogadas e não tem a qualidade suficiente para tanto. Não pode vir dele essa opção. O time tem um padrão de jogo. Só que esse padrão já não é eficaz, até porque os jogadores não têm tanta qualidade e porque não existe variação de jogadas. É muito fácil marcar o Palmeiras. E ontem isso ficou provado.

O Verdão começou melhor o jogo, explorando os espaços que o time do Vasco deixava e a falta de entrosamento de alguns jogadores. Tanto que nos primeiros minutos, se tivesse um pouquinho mais de qualidade, poderia ter aberto o placar e mudado o rumo da partida. Mas aos poucos, os cariocas conseguiram se  ajeitar. E aí, o Palmeiras parou de produzir, pois não sabe jogar de outra forma.

Sobre os gols sofridos, é inadimissivel sofrer tanto na jogada aérea. Ontem, o primeiro gol foi uma das coisas mais ridiculas que eu já vi. A bola simplesmente bateu no Diego Souza, desmarcado, e entrou. Ele nem comemorou porque não ao certo o que havia ocorrido. E o segundo foi uma desatenção total do sistema defensivo em um contra ataque.
Mesmo com time misto, Vasco foi melhor por boa parte do jogo e mereceu a vitória
Ontem o Palmeiras encaminhou sua desclassificação na Sul-Americana. Se continuar jogando assim, não passa de jeito nenhum. E também não irá longe no nacional. Marcos disse que precisamos de contratações e que o time precisa estar mais atento. Felipão já cogita mudar o esquema tático, até porque o time só melhorou, pasmem, com a entrada do Dinei. Não se pode depender apenas das bolas paradas de Marcos Assunção, que suspenso, não joga domingo. 

É, parece que vamos penar novamente.

O que acho - É difícil achar alguma coisa desse time. Pra mim, não dá mais para Luan, Kléber e Maikon Leite atuarem no mesmo time. Apesar de ter sua importância tática, tecnicamente Luan é muito fraco. MUITO MESMO! Kléber, jogando de centro avante, enfiado entre os zagueiros, não consegue produzir absolutamnete nada. Melhorou quando foi deslocado para sua posição original, após a entrada de Dinei. Mas ainda está fazendo muito pouco. E o Maikon Leite... não me lembro de ele ter feito um jogo bom além da estréia. Muitas vezes passa a impressão de que está totalmente perdido em campo. Patrik não é armador, logo, não pode ser o reserva imediato do Valdivia. O Palmeiras precisa encontrar opções logo. Não é possível que não tenhamos jogadores na base que possam, pelo menos, compor um banco para dar opções. O sistema defensivo tem se portado bem quando atacado, mas é uma negação no jogo aéreo. O time precisa mudar, não só de esquema, mas também de mentalidade.

Destaque positivo - São Marcos não teve tanto trabalho, mas foi bem quando exigido e não teve culpa nos gols. E ainda é o único que tem moral para cobrar alguma coisa, como fez no pós jogo. Foi o único que, de alguma forma, não comprometeu.

Destaque negativo - Todo o resto. Ninguém jogou nada. Tenho medo do futuro que nos aguarda...

Fotos: Portal Terra

Nenhum comentário: