Páginas

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Análise do sofá - Time sem vergonha? Não é pra tanto

Kléber pouco falou na saída de campo, mas concordou com as criticas da torcida
E aos gritos de "time sem vergonha", parte da torcida do Palmeiras protestou ontem no Canindé. Sabemos, isso é fruto da emoção do torcedor, frustrado por mais um empate em casa, novamente em uma partida dominada pelo Verdão. Não é fácil sair de casa ou do trabalho, ir até o Canindé para um jogo em uma quinta-feira às 21h, apoiar a equipe por 90 minutos e ter de voltar decepcionado porque a vitória não veio. Por isso, acredito que esses protestos são válidos, afinal, o Palmeiras não vence há quatro jogos pelo Brasileirão. Mas não acho que seja pra tanto, apesar do mau momento que o time vive.

Não temos um time de outro mundo, isso é fato. Muito menos um elenco com várias opções. Está claro. Porém, estamos na média. O Campeonato Brasileiro é difícil. É tão complicado jogar contra o líder quanto contra o lanterna. prova disso é que vemos times tradicionais como Atlético MG, Santos e Grêmio, penando na parte de baixo da tabela, enquanto outros mais modestos roubam pontos de times grandes. Ontem mesmo, o América MG, laterna, empatou com o São Paulo em Minas Gerais. E criou chances para vencer. E o que dizer do Flamengo, até então invicto, que foi surrado em casa pelo Atlético GO por 4x1?

Sempre faço uma reflexão sobre pontos que, na minha opinião, o Palmeiras deixou escapar. E não foram tantos assim. Na teoria, creio que poderiamos ter vencido o América MG, fora de casa, e vencido Grêmio e Bahia em casa. Três empates, que poderiam ter sido vitórias e que elevariam o time ao segundo posto. Os outros empates e derrotas, foram resultados normais.

Muito pior tem sido o Corinthians, que começou o campeonato com 9 vitórias e um empate em 10 jogos e depois disso, venceu dois jogos, perdeu dois e empatou três. Teve uma grande oscilação e perdeu a boa vantagem que tinha. Outro exemplo é o São Paulo, que dos últimos quatro jogos em casa, três deles contra times da parte inferior da tabela, ganhou apenas um.

Não quero aqui arrumar desculpa para a falta de vitórias do Verdão (a última foi no mês passado), tudo o que foi dito até agora prova que este campeonato é complicado e que todos os times vão ter suas osciliações, mais cedo ou mais tarde. O importante é saber contorná-la de maneira rápida. Pelo elenco que tem, o Palmeiras até que não perdeu tantos pontos...

Sobre o jogo, é inegável que o Palmeiras criou chances. Foram duas bolas na trave e o goleiro Marcelo Lomba, do Bahia, foi considerado por muita gente o melhor jogador em campo. Ou seja, o time não deixou de atacar. O volume foi bom.
Cicinho e Valdivia comemoram o gol. A boa jogada foi feita pelos dois

O grande problema é a falta de opções e jogadores talentosos. Do meio pra trás, está tudo bem, na medida do possível. Marcos ou Deola, Cicinho, Gerley, Thiago Heleno, Henrique, que ainda está sem ritmo, Marcio Araujo e Marcos Assunção. É um time bem montado defensivamente, que sofre poucos gols. Tanto que é a melhor defesa do campeonato. Contudo, ninguém na frente marca. Valdivia, Kléber e Maikon Leite são os melhores do time, tecnicamente. Mas nenhum tem vocação para marcar. E não há uma referencia no ataque.

Escalado para isso, Dinei não ficou dois minutos em campo ontem. No primeiro pique que deu, sentiu um estiramento. Ele não é um jogador bom. Longe disso. Mas estava sendo importante taticamente, liberando Kléber e Valdivia.

O palmeiras tem atuado de uma forma que Felipão gosta de organizar seus times. Jogando do meio para as laterais e cruzando novamente a bola para o meio. Por isso é tão importante ter um centro avante. O gol de Valdivia saiu dessa forma, com o Mago fazendo as vezes de camisa 9. O Verdão jogou para vencer, mas faltou sorte. E competencia do trio de arbitragem.

Não gosto de falar nesse assunto. Entretanto, ele merece um paragrafo exclusivo. É inadimissível que os arbitros não consigam estipular e manter um critério durante um jogo. Não dá pra levar os juizes à sério. É inadimissível também que os auxiliares sigam cometendo erros crassos como ultimamente. Estão marcando até impedimento em lateral... Ontem, dois erros foram fundamentais no resultado. O primeiro foi a não expulsão do zagueiro Titi, que foi driblado por Valdivia na entrada da área. Se o Mago passasse pelo zagueiro, poderia ter tido uma chance clara de gol. Por isso a falta merecia amarelo, como o juiz já havia dado para outros jogadores, inclusive Titi. Mas ele preferiu comtemporizar. No lance seguinte, falta para o Bahia. Bola na área e... gol de Titi. IMPEDIDO! Dois erros ridiculos que tiraram mais uma vitória do Palmeiras. Não dá pra ficar quieto com isso.



Domingo, temos clássico contra o São Paulo. Sem Valdivia, Gerley e Thiago Heleno, suspensos. Sem Dinei contundido. Sem Gabriel Silva, na seleção sub-20. Probelmas à vista...

O que acho - O time melhorou nos dois últimos jogos. Tem criado mais chances, tem tido um bom volume de jogo. Só falta o camisa 9. Por não ter muitas opções, acredito que o garoto Miguel poderia ter uma chance. É um jogador alto, de presença de área. Pode, pelo menos, cumprir uma função tática importante. O problema é que deveremos ter problemas de criação no domingo, sem a presença do Mago. Será um jogo em que devemos explorar os contra ataques.

Destaque positivo - Valdivia vem melhorando a cada jogo. Armou bem a equipe e marcou o único gol do Palmeiras. Tem sido caçado em campo, por ser habilidoso e por provocar. Só não pode ficar reclamando a todo instante. Tomou mais um cartão amarelo bobo, apesar das reclamações procederem. Calma Mago.

Destaque negativo - Para essa porcaria de arbitragem, que mais uma vez prejudicou o Palmeiras. Até quando teremos que aturar esse tipo de coisa?

Fotos: Portal Terra

Nenhum comentário: