Páginas

domingo, 15 de janeiro de 2012

O começo da caminhada

Pedro Carmona comemora (de maneira esquisita) seu primeiro gol pelo Palmeiras
Palmeiras 1x0 Ajax. Assim terminou o placar da primeira partida do Verdão nesta temporada, com um gol de cabeça de Pedro Carmona após jogada de Luan no último minuto de jogo. Nada mau para a estréia da temporada 2012 do Verdão, não é? A julgar pelo resultado e pela partida em si, não. Mas se pensarmos em uma perspectiva para o futuro, olhando os campeonatos que disputaremos e o adversários que iremos enfrentar, as coisas não estão tão boas assim.

Nos minutos finais, antes do gol de Carmona, a torcida tinha mudado sua postura. De gritos de incentivo ao time, os torcedores que compareceram ao Pacaembu passaram a entoar gritos de protesto contra a diretoria, pedindo a contratação de reforços. O gol acalmou os ânimos, mas não apagou o fato: sim, precisamos de mais jogadores.

O atual plantel alviverde pouco mudou daquele que foi bem no Paulistão, sendo eliminado nos pênaltis após jogar melhor com um hmem a menos durante quase todo o jogo, e que desandou desde então, tomando de 6x0 do Coritiba, sendo eliminado da Sul-Americana e fazendo uma campanha pífia no Brasileiro. Kléber, Rivaldo, Pierre e Gabriel Silva foram negociados, Marcos se aposentou, Juninho, Adalberto Roman e Daniel Carvalho chegaram e mais nada. Não tivemos reforços de peso, como foi prometido. E a paciência do torcedor, hoje cada vez menor, vai se esgotando, a ponto de haver protestos em um jogo amistoso. Puro reflexo da situação instável do clube, que não tem lá um grande comando e acaba passando uma imagem de insegurança e pouca credibilidade para os torcedores.

Acredito que o protesto deste sábado em nada teve a ver (ou pouco teve a ver) com o resultado ou com a forma que o time estava se apresentando. Era algo que, ao meu ver, estava engasgado na garganta da torcida, que viu uma boa oportunidade de cobrar os mandatários do clube.

Sobre o jogo, não há muito o que falar. O time até que jogou direitinho, especialmente no primeiro tempo, apesar dos gols não terem saído. Em que pese o fato de que esse era nosso primeiro jogo, contra uma equipe que já está no meio da temporada, o Palmeiras foi bem. E além disso, o Ajax não é tudo isso. Não é nem sombra do time que já dominou a Europa.

Apesar da falta de ritmo, o time apresentou algumas boas jogadas, já que o andamento da partida, com menos correria por ser um amistoso, permitia isso. Gostei das atuações de Cicinho e do estreante Juninho. Acho que esse garoto poderá fazer bons jogos, com regularidade, pelo Palmeiras. Henrique parece estar em melhor forma e Leandro Amaro não compromete. Deola, sabemos, é um bom goleiro. Mas ainda dá sustos nas saídas de gol. Aliás, todos os goleiros do Palmeiras têm essa dificuldade.

O que acho é que faltam algumas coisas no meio campo e no ataque. A marcação com Marcio Araujo e Marcos Assunção me parece frágil. Nenhum dos dois tem característica de volante pegador, o que pode expor mais a defesa, até porque nossos laterais apoiam bem mas marcam mal. Por outro lado, ambos têm uma boa saída de bola, importante na armação de jogadas. Valdivia não marca. Com a bola nos pés, o chileno sabe jogar e quando simplifica tudo, tocando rápido, sempre deixa alguém em boas condições. Tem de fazer isso mais vezes. Sobra uma vaga no meio, hoje ocupada por Tinga, que não fez muito. Existem opções por Pedro Carmona, Patrik, Luan recuado, Daniel Carvalho, que estreará ou até mesmo mais um volante. Mas isso vai ficar a cargo de Felipão.
Sem os camarões pedidos, Felipão não começou o ano de bom humor no Palmeiras
No ataque, o problema é maior. Ricardo Bueno não é jogador para vestir a 9 do Palmeiras. Fernandão idem. Assim, não temos centro avante. Maikon Leite e Vinicius são opções de correria, movimentação. Poderia ganhar uma vaga se Felipão recuasse o Luan. Mas parecem mais jogadores de segundo tempo. Esse é o setor que precisa de mais cuidados, atenção e contratações. Vamos ver como isso será acertado daqui pra frente.

Bem, a vitória de hoje foi boa para iniciar o ano. Porém, não se pode levá-la tão a sério. É preciso ter calma. Temos agora o Paulistão para ajeitar a casa e ganhar confiança nos jogos contra as equipes menores. Bons testes mesmo só nos clássicos, contra Santos, Corinthians, São Paulo e até mesmo a Portuguesa, que tem um time bem armado. Nesses jogos será possível ver o nível de evolução e entrosamento do time e o que precisará ser corrigido de forma mais rápida. E a diretoria precisa agir e trazer os reforços pedidos. Caso contrário, o filme de 2011 se repetirá em 2012.

Felipão critica piadas

Nem bem começou o ano e o bigode já deu sua primeira cutucada. E com razão. Na coletiva, Felipão criticou as 'piadinhas' feitas por membros da diretoria (leia-se Roberto Frizzo) e disse que isso está afastando jogadores. O que realmente pega mal, até porque as piadinhas feitas por esse sujeito são de um gosto pra lá de duvidoso e que colocam o clube sempre em posições embaraçosas, constrangedoras. O Palmeiras acaba virando piada por isso.

No entanto, o que mais me chamou a atenção foi uma das frases de Felipão, dizendo que, "no Palmeiras, quando a contratação não é feita por um, o outro atrapalha". Já havia ouvido esse tipo de conversa e não me admira. Essa é mais uma prova de que muitos ali dentro estão é preocupados em inflar seus egos e não com o futuro do time.

Pra finalizar, Felipão disse que indicou o atacante Hernan Barcos, conhecido como "El Pirata", que já havia dito ter sido sondado pelo Palmeiras. Pelo pouco que vi dele nesses dois últimos anos na LDU, é um jogador que atende as características que Felipão gosta. Goleador, bom no jogo aéreo e que protege bem a bola. Vamos ver como se desenrolam as negociações. Para quem tem de ver Ricardo Bueno no ataque, ver "El Pirata" será um grande avanço.

Verdinho nas oitavas

Se o time principal ainda causa incertezas no torcedor do Palmeiras, o time junior que disputa a Copa São Paulo, pelo menos, dá esperanças de dias melhores. Nossos meninos bateram neste sábado o Monte Azul por 2x0 e estão nas oitavas de final do torneio. Os gols foram marcados por Bruno Dybal e Guilherme Almeida. O time segue jogando bem e ainda não sofreu gols. Como já disse, os meninos são bons de bola e alguns podem ser aproveitados no time profissional. Mas tem de se ter cuidado para não acabar queimando alguns garotos. Nas oitavas de final, o Verdinho enfrenta o Paulista.

Fotos: Portal Terra

Nenhum comentário: