Páginas

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Bruno x Deola: a disputa entre os discípulos do Santo!

A temporada 2012 começou de maneira triste para o torcedor palmeirense, com o anuncio da aposentadoria de São Marcos. Titular absoluto de nossa meta desde 1999 Marcos era o grande idolo e maior referencia do clube nos últimos anos, por sua história de sucesso, com diversos títulos. Extremamente talentoso debaixo das traves e com todos esses predicados, não era de se espantar que o Marcão fosse respeitado e temido por seus adversários. Sua imagem defendendo o gol palestrino assustava.

Marcos é fruto da famosa e reconhecida Academia de Goleiros do Parque Antartica, que entre outros nomes teve Oberdan Catani, Valdir Joaquim de Moraes e Emerson Leão, além de Marcos e seus contemporâneos Velloso, Sergio e mais recentemente Diego Cavalieri, Deola e Bruno. E são exatamente esses dois últimos, os 'discípulos de Marcos', que terão a dura missão de substituir o Santo.
Após um bom desempenho em 2011, Deola sai na frente na disputa pela vaga
Até o momento, o Palmeiras disputou dois jogos no ano. Um amistoso contra o Ajax, onde Deola atuou nos 90 minutos, e a estréia do Paulistão, quando Bruno assumiu a meta, em decorrência de uma suspensão de Deola. E ambos tiveram atuações destacadas, mostrando estarem preparados para assumir o gol palmeirense.

Tanto Deola quanto Bruno já têm um bom tempo de casa e conhecem bem como funciona o Palmeiras, além de serem amigos. Por terem idades parecidas também, os dois possuem um nível técnico bastante semelhante, o que deixa clara que uma boa disputa pela titularidade esta por vir. Cada qual com suas qualidades e defeitos, tem como reivindicar o posto de substituto do Marcão.

Entretanto, apesar das semelhanças entre os dois arqueiros, vejo uma pequena vantagem para o Deola nessa disputa. Acho que o hoje dono da camisa 22 aproveitou melhor as chances que teve, quando ele e Bruno eram reservas do Marcos. Tanto que Bruno foi emprestado para a Portuguesa, enquanto Deola atuava quando Marcos não podia. E credito isso ao fato de que Deola é mais rodado, fator que acaba pesando.

Por toda sua carreira, Bruno ficou no Palmeiras, treinando e vendo Marcos e Diego Cavalieri jogarem. Teve poucas oportunidades de atuar. Tivesse sido emprestado, jogando por outra equipe, Bruno poderia ter deixado essa disputa um pouco mais igual. Ele até teria chance na Portuguesa, mas se machucou e não atuou pela equipe rubro verde. Já Deola passou por alguns times, como Guarani e Juventus. Ganhou experiencia de jogo, pegou algumas artimanhas, alguns atalhos. E quando voltou, soube utilizar o que aprendeu. Isso faz diferença.
Voltando de empréstimo, Bruno mira vaga de titular do gol palmeirense
O que fica claro para mim é que esse tipo de experiencia contribui para uma amadurecimento profissional mais rápido. E acaba dando uma vantagem para quem a tem. Assim, como preferencia pessoal, também sou a favor de que Deola seja o titular. Não que Bruno não tenha qualidades. Ele tem. Só que, na minha opinião, Deola passa mais segurança e tranquilidade, exatamente por conta dessa rodagem. Ele já viveu mais situações de aperto do que o Bruno e acho que pode se virar melhor com a pressão.

Tem gente que pode lembrar que o Marcos não tinha experiencia quando assumiu o gol do Palmeiras em 1999. Mas o Marcos é um fora de série. É bom deixar claro que nenhum deles tem o talento de Marcos, o que não quer dizer que não possam jogar pelo Palmeiras. São ótimos goleiros que têm muito a crescer e a conquistar na carreira. E certamente poderão fazer isso atuando pelo Verdão.

Essa será uma disputa sadia, como tem de ser e onde se vê o bom trabalho de nossa academia, sempre revelando bons goleiros, fazendo com que não nos preocupemos com essa posição. E com isso, o Palmeiras só tem a ganhar.

Fotos: Lancenet e R7

Nenhum comentário: