Páginas

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Marcos, em cinco atos

Aqui, separei cinco vídeos de cinco momentos brilhantes da carreira de São Marcos. O critério adotado é o mais simples possível: são os cinco momentos que mais marcaram para mim. Por isso, alguns lances acabarão ficando de fora, o que é normal, visto o que nosso SANTO fez ao longo de sua jornada defendendo a meta palestrina. Seguem, em ordem decrescente de importância.


Sport x Palmeiras - Libertadores de 2009 - Talvez o último grande momento de São Marcos com a camisa do Palmeiras. Oitavas de final da Copa Libertadores, decisão por pênaltis. Tudo conspirava para que ele, mais uma vez, nos garantisse uma classificação suada. E ele não nos decepcionou. Após fechar o gol durante quase todo o jogo, o Sport, jogando em casa, na Ilha do Retiro, conseguiu um gol, vencendo a partida. Como o jogo de ida, no Palestra havia sido 1x0 para o Palmeiras, lá fomos nós para os pênaltis. E o SANTO mostrou porque assim é chamado, defendendo três cobranças. Genial.


Palmeiras x Avai - Brasileirão 2011 - Jogo fácil no Canindé. O Palmeiras batia Avaí por 4x0, quando Lincoln sofre um pênalti. Imediatamente, a torcida, inclusive eu, começa a gritar para que Marcos fosse executar a cobrança. O Santo recusa. Mostra com a mão que já está 4x0. Kléber parte para a cobrança e marca. Fim de jogo, Palmeiras 5 x 0 Avaí. Hora das entrevistas e claro, Marcos é perguntado sobre o fato de não ter ido cobrar o pênalti. E ele explica que, com a vitória já consumada, seria um desrespeito por parte dele para com os companheiros de profissão do Avaí bater o pênalti, ainda mais tendo do outro lado um goleiro em início de carreira. Prova de caráter e de preocupação com o próximo, tão raro nos dias de hoje. E uma constatação da minha parte: por mais que quiséssemos que o Marcão fizesse um gol, ele não precisou fazê-lo para entrar para a história.


Palmeiras x Ponte Preta - Final do Paulistão de 2008 - Último título de Marcos com a camisa do Palmeiras. E um depoimento emocionante na preleção. Após passar por tantos problemas físicos, tantas cirurgias, de sempre jogar com dores, Marcos avisa a todos os seus companheiros que se for preciso, vai se quebrar todo novamente para garantir essa taça. Mas não foi preciso. Sem muitos problemas, o Verdão venceu por 5x0 (já havia vencido o jogo de ida por 1x0 em Campinas). Marcos, pouco trabalhou e comemorou mais um título. Exemplo de garra e comprometimento do SANTO.


Libertadores de 1999 - Toda a campanha - O bom Velloso era o titular do Palmeiras no início da Libertadores de 1999. Mas ele acabou se machucando, dando espaço ao reserva, o novato Marcos, que ainda tinha cabelo na época. Começava ali a história de um mito com a camisa alviverde. Sem sentir o peso do manto palestrino e a pressão por jogar a maior competição entre clubes da América, Marcos se firmou rapidamente com a camisa 12. Ajudou o time a eliminar o Vasco, campeão da competição no ano anterior, nas oitavas de final. Mas foi nas quartas de final, contra o Corinthians, que ele mostrou a que veio e caiu definitivamente nos braços da nação palmeirense. Com uma atuação espetacular no primeiro jogo, ajudou o time a vencer por 2x0. Na volta, não conseguiu evitar que os rivais devolvessem o placar. Mas na decisão por pênaltis, defendeu a cobrança de Vampeta e fez com que Dinei tremesse nas bases, chutando sua cobrança no travessão. Na semifinais, garantiu uma derrota minima para o River Plate na Argentina, revertida facilmente aqui. E na final, contra o Deportivo Cali, foi importante, mesmo sem defender pênaltis, no Palestra. Ali começava a surgir o SANTO.


Palmeiras x Corinthians - Semifinal da Libertadores 2000 - Esse é  momento que 10 em cada 10 palmeirenses lembram quando se fala em defesas de São Marcos. Também, pudera. Vaga na final da Libertadores contra seu maior rival sendo decidida nos pênaltis após uma virada heroica nos 90 minutos. O Palmeiras perdeu o primeiro jogo por 4x3, abriu 1x0 no segundo, mas tomou a virada. Porém, com show de Alex, o Verdão virou para 3x2 e a decisão foi para os pênaltis. Nove cobranças perfeitas, cinco do Palmeiras e quatro do Corinthians. Para decidir, os dois grandes ídolos de cada clube. Marcelinho Carioca do lado do Corinthians e Marcos do lado do Palmeiras. O resto da história, todos nós conhecemos. PARTIU MARCELINHO, MAAAAAAAAARRRRRRRRRCCCCCCCOOOOOOOSSSSSS PEGOU! O SANTO era canonizado.

Nenhum comentário: