Páginas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Analise do Sofá - Primeiro teste

Em primeiro bom teste no ano, Palmeiras ficou no empate com a Portuguesa
Não foi um jogo muito bom tecnicamente. O Palmeiras também não encheu os olhos de ninguém. Mas a partida desta quarta-feira contra a Portuguesa, no Pacaembu, foi bastante importante, pois representou, digamos, o primeiro teste sério para o time em 2012.

Apesar das vitórias no amistoso contra o Ajax e na estreia do Paulistão, contra o Bragantino, não vejo que ambas as equipes tivessem oferecido um teste mais realista sobre as condições de nossa equipe. Contra o Ajax, os jogadores estavam voltando de pré-temporada, os titulares jogaram só o primeiro tempo e o Ajax também estava mais preocupado em fazer seus testes do que com o placar. Já contra o Bragantino, apesar do Verdão ter feito um bom jogo e de Valdivia ter se destacado, as condições para uma avaliação ainda não eram favoráveis, até porque o time de Bragança não deverá estar na briga por título, por exemplo. Há uma boa diferença entre as duas equipes.

Contra a Portuguesa, já podemos ver um jogo mais "sério". Se a Lusa não é um grande time, pelo menos é bem organizada taticamente e possui um bom toque de bola. Fruto do bom trabalho do técnico Jorginho. Além disso, a equipe rubro verde também possui alguns bons destaques individuais, dentro de seu contexto, obviamente. Tudo isso faz com que a Portuguesa seja o time que corre por fora na luta pelo título. Vem logo atrás dos quatro grandes. E por isso deve ser respeitada.

Assim sendo, como primeiro bom teste para o Palmeiras, já deu pra notar algumas dificuldades do time. A começar pela saída de bola. Marcando pressão, a Portuguesa dificultou a saída de bola do Palmeiras no primeiro tempo. E o pior é que não deu para notar, pelo menos nesse jogo, opções para se reverter isso. Tanto os volantes, Marcio Araujo e Marcos Assunção, que completou seu 100º jogo pelo Palmeiras, quanto os laterais Cicinho e Juninho, mal conseguiam furar o bloqueio imposto. Creio que seja uma questão de organização em campo, que será arrumada com o tempo. Mas é preciso prestar atenção nisso.

Outra coisa que chamou a atenção foi sobre a marcação e o posicionamento defensivo em certos momentos. A começar pelo gol da Portuguesa. No momento, Maikon Leite e Cicinho marcavam um jogador da Lusa na lateral, que conseguiu descolar um passe para outro que entrava em velocidade. Marcio Araujo não chegou junto e a bola foi cruzada. Nesse momento, a zaga (Henrique, Leandro Amaro e Juninho) estava mal posicionada, Marcos Assunção, que ajudava não conseguiu cortar e Maylson marcou. Eram quatro jogadores do Palmeiras contra dois da Portuguesa. Portanto, houve sim falha do sistema defensivo. Além disso, sigo achando a marcação meio frouxa, já que os volantes e laterais não têm tanta pegada neste sentido, o que expõe demais a zaga. Mas também é outra coisa que pode ser corrigida, com acerto de posicionamento, ou com a entrada de mais um volante, adiantando Marcos Assunção para uma função de meia, por causa de seu passe.

Na minha opinião, essas foram as principais falhas do time. Entre as coisas boas estão a entrada de Maikon Leite, no lugar do inoperante Tinga. Com Maikon em campo, o Palmeiras criou mais e melhores chances, sendo mais agudo pelo lado direito. Apesar de Murtosa ter dito que com ele em campo o time fica mais exposto, acho que ele deveria ser titular, afinal, um time que quer vencer tem de correr certos riscos.

O gol de Ricardo Bueno também esteve entre os destaques e foi importante para ele e para o time. Continuo achando-o fraquíssimo. Entretanto, temos que admitir que ele foi o jogador mais perigoso do time ontem. Chutou a gol, participou do jogo e acabou premiado. Não é o atacante dos sonhos, mas fez sua parte ontem.

Sobre Daniel Carvalho, que fez sua estreia, é nítido que ele está fora de forma. Mas sabe jogar. Deu um belo passe para Maikon Leite construir a jogada do gol e tentou participar. Lento, não conseguiu produzir muito. No entanto, mostra que tem qualidade para jogar quando estiver em melhores condições físicas.

O empate de ontem não foi ruim. O Palmeiras jogou até um pouco melhor do que a Portuguesa em vários momentos, mas o resultado foi justo, pelo que os dois times apresentaram. É certo que a equipe deve evoluir ao longo da temporada, com a estreia dos reforços e tudo o mais. Vamos acompanhar como será essa evolução.

Foto: Portal Terra

Um comentário:

Wagner Coelho disse...

Olá, Diego. Bom comentário, cara. Acredito, assim como você, que o Palmeiras deverá evoluir ao longo da temporada. Abraço.