Páginas

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Analise do sofá - Estreia "MAGOnifica"


Valdivia foi o principal jogador do Palmeiras na estreia do Paulistão
Enfim, o Verdão fez sua estreia no primeiro torneio deste ano, o Campeonato Paulista. E jogando fora de casa, em Bragança Paulista contra o time da casa, veio a primeira vitória do ano. Um resultado que se ainda não é animador, serve para dar moral e confiança para os jogadores neste início de temporada. Uma temporada, diga-se, em que jogadores, comissão técnica e, principalmente, diretoria serão muito cobrados, em decorrência do que vem acontecendo nos últimos anos.

Em que se pese a falta de ritmo de jogo, o gramado ruim do estádio do Bragantino e as deficiências técnicas de alguns jogadores, podemos dizer que o time foi bem em sua estreia. O Palmeiras controlou boa parte do jogo, criou algumas boas chances e soube se comportar. Até o momento em que abriu o placar, o Verdão era um pouco melhor que o Bragantino. A partir disso, o jogo ficou mais equilibrado, com a equipe do interior atacando mais, pois precisava do empate. Quando o conseguiu, o Bragantino voltou a se defender e o Palmeiras a atacar, até voltar a ficar a frente do placar. Em suma, enquanto jogávamos para vencer, o time de Bragança atuava para empatar. O resultado final foi justo.

Os gols alviverdes foram frutos de nossas principais armas nesse ano. O primeiro, na bola parada, com Marcos Assunção cobrando escanteio na cabeça de Leandro Amaro. Coube ao zagueiro dono da camisa 36 marcar nosso primeiro tento no Paulistão 2012. Já o segundo gol veio dos pés e da inteligência de Valdivia, que após grande jogada individual, cruzou uma bola milimétrica para que Maikon Leite escorasse de cabeça para o gol.

Abro aqui um paragrafo especial para falar da atuação do Valdivia. Parece que o chileno reencontrou seu bom futebol. Digo parece, porque ainda é muito cedo para se analisar isso. Foi apenas a primeira rodada. Mas já traz esperanças para a torcida palestrina. Ele já vinha demonstrando vontade nos treinos, segundo relatos, e no jogo foi o principal jogador do time. Driblou, deu passes, tomou faltas... voltou a ser o Valdivia que nos acostumamos a ver. Sempre pego no pé do nosso camisa 10. E pego no pé porque sei que ele pode render mais do que vinha rendendo. É de quem sabe jogar que devemos cobrar. Não adianta esperar bom futebol do Ricardo Bueno, por exemplo (que perdeu um gol de maneira ridícula após grande jogada do Valdivia). Ao que tudo indica, o Mago está com muita vontade de jogar, o que é boma para o Palmeiras. Ele não é nenhum craque, mas inspirado, é um dos melhores meias do país, sem sombra de dúvidas.

Voltando ao jogo em si, algumas coisas ainda precisam ser corrigidas. A defesa parece estar segura. Porém, os laterais têm de marcar com mais qualidade. Tanto Cicinho quanto Juninho atacam bem que é uma beleza. Mas na hora de marcar, pecam, o que pode ser crucial contra times de mais qualidade. Ontem, o lateral direito fez um pênalti bobo. Isso tem de ser corrigido com certa urgência, ou o time ficará exposto, uma vez que o normal é que os zagueiros e volantes saiam na cobertura, deixando espaços em seus respectivos setores.

Na meiuca, Assunção e Araújo formam uma boa dupla. Nenhum dos dois tem muita pegada, mas saem bem com a bola. Araújo corre bastante e Assunção tem bom passe. Valdivia, já disse, jogou muito bem. Prende a bola em demasia certos momentos, mas tem criatividade e inteligência para meter uma bola, cavar uma falta... e até o Tinga não foi tão mal. Não que ele tenha ido bem. Foi menos pior.

No ataque, a coisa segue feia. Luan é esforçado, tem grande participação tática, é voluntarioso e até parou de chutar despropositadamente a gol. Ele prende mais a bola e tenta ver o jogo além de recompor o meio. Mas com a bola nos pés, pouco produz. E Ricardo Bueno é um horror. Péssimo dos péssimos. Enquanto o Barcos não aportar no ataque palestrino, teremos de ver isso aí. Fernandão também não melhora muito a situação. Já Maikon Leite, com sua movimentação e se parar em pé (como escorrega esse menino), poderá ser uma importante arma.

Para o primeiro jogo do time na temporada, gostei do resultado e da apresentação. Ainda temos reforços para estrearem e a tendencia é que tudo vá melhorando com o passar dos jogos. Espero que essa boa primeira impressão dure o ano todo e se converta em mais vitórias e títulos.

FORZA VERDÃO!

Foto: Portal Terra

Nenhum comentário: