Páginas

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Bola pra frente, molecada

Time lutou mas acabou eliminado pelo Atlético PR na Copa São Paulo
Pois é, caro torcedor palmeirense. Mais uma vez, não foi possível conquistarmos a Copa São Paulo. Jogando ontem debaixo de chuva em Araraquara, os meninos do Palmeiras lutaram, mas acabaram superados pelo time do Atlético PR e deram adeus à chance de entrarem para a história como primeiro time da história do clube a conquistar esse título.

Porém, apesar da derrota, não devemos iniciar uma caça às bruxas, apontar responsáveis pela desclassificação. As falhas existiram sim no jogo de ontem (na minha opinião, nos quatro gols do Atlético) mas são coisas que acontecem no futebol, ainda mais com meninos que estão iniciando sua carreira agora. Devemos sim ficar contentes, por dois motivos: o primeiro é que, mesmo derrotados, nossos jogadores saíram de campo com a cabeça erguida, pois não desistiram do jogo em momento algum, mesmo naqueles em que tudo parecia perdido. Tiveram raça e determinação, honrando nossa camisa. E segundo, porque descobrimos alguns talentos, o que é o objetivo desse tipo de torneio.

Acredito que, desse time da Copa São Paulo, pelo menos quatro ou cinco jogadores já têm condições de passarem a integrar o elenco principal. São eles: o zagueiro Luis Gustavo, o volante João Denoni, e os meias Bruno Dybal, Bruno Sabiá e Diego Souza Xavier, esse último, inclusive, vejo em condições de jogar já nessa temporada pelo time profissional.

Quero deixar claro que, esses cinco jogadores citados não são soluções, novos craques como de tempos em tempos surgem no Brasil. São atletas que demonstram ter bastante potencial e que podem, no futuro, se tornar os grandes nomes do time. Contudo, eles devem passar por um período de aclimatação, junto aos profissionais, para sentirem o peso e a pressão que é atuar com o manto alviverde, e jogar aos poucos. Não adianta queimar etapas com esses garotos, pois isso pode prejudicar suas carreiras, assim como também não adianta negar-lhes chances de atuar pelo time de cima. Tudo tem de ser feito aos poucos.

Nos últimos anos, as categorias de base do Palmeiras têm feito bons trabalhos, apesar de poucos garotos chegarem aos profissionais. Os times sempre têm chegado às finais dos campeonatos sub alguma coisa e feito boas campanhas na Copinha. Acho que deve-se olhar com mais atenção para os jogadores formados no clube. Por mais que eles não cheguem prontos, alguns demonstram que podem render bons frutos, fazendo com que o clube lucre a médio e longo prazo, seja com títulos ou com negociações.

Sobre o jogo de ontem, as falhas determinaram o resultado. Como disse no post anterior, a tendencia era que o nível dos adversários subisse e que o time precisava manter a postura, como acabou fazendo. Mas ontem erros individuais comprometeram. No primeiro gol, uma saída errada, que resultou em um pênalti. O segundo, foi um gol contra. O terceiro faltou comunicação entre o zagueiro Luis Gustavo e o goleiro Valter. E no quarto, ninguém afastou uma bola que pingava na entrada da área e nem marcou o autor do gol. E assim tomamos quatro tentos.

Além disso, a expulsão boba do zagueiro Guilherme Almeida prejudicou demais. No entanto, volto a frisar: não iniciemos uma caça às bruxas. Todos esses erros, ao meu ver, aconteceram mais por inexperiência do que por outro motivo. O time mostrou-se coeso e jogou melhor do que os rivais, mesmo com um a menos em um campo pesado, o que não é fácil. O grande destaque foi Diego Souza, autor de um "golaço" (a bola não entrou, mas o juiz deu) e que não se omitiu, participando também do segundo gol.

Apesar do título não vir, acho que foi uma participação proveitosa do Palmeiras nessa Copa São Paulo, porque acabamos conhecendo bons jogadores em nosso plantel júnior. E isso traz boas esperanças para o futuro. Bola pra frente, molecada.

Foto: Lancenet

Nenhum comentário: