Páginas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Luan e as implicações de sua ausência

Dores no pé podem afastar Luan por até dois meses, caso seja necessária cirurgia
Luan é o mais recente desfalque do Palmeiras. Titular absoluto do atual time, o camisa 11 tem sofrido com dores no pé esquerdo e poderá ser submetido a uma cirurgia para solucionar o problema. Caso seja operado, Luan perderá o restante do campeonato Paulista, o que suscita uma pergunta: sua ausência será boa ou ruim?

Não é segredo para ninguém que grande parte da torcida palmeirense (e eu me incluo nesse rol) não morre de amores por Luan, exatamente por essa limitação técnica que ele apresenta. Apesar de ser muito esforçado, com a bola nos pés ele pouco produz, errando passes, dribles e chutes a gol. Isso acaba por irritar muita gente que gostaria de ver um jogador de melhor qualidade entre os titulares. Por isso, alguns torcedores comemoraram o fato de ele estar lesionado (e eu não me incluo nesse rol) e acreditam ser melhor não contar com o futebol dele.

Contudo, sua aplicação tática é um grande diferencial para que ele esteja sempre entre os 11 titulares. E não é apenas Felipão que gosta e elogia o camisa 11. Já vi outros técnicos destacando exatamente isso em seu futebol, além do seu porte físico. Luan é um jogador voluntarioso que muitos treinadores gostariam de ter em seus times. Seu senso tático e de posicionamento, inclusive, ajudaram bastante o Palmeiras no Brasileirão de 2011. Não podemos nos esquecer de que ele foi o nosso artilheiro na competição nacional. 

No meu modo de entender, acredito que Luan seja sim importante taticamente e fará falta para o time pois a equipe já está acostumada com sua forma de jogar. Além de voltar e ajudar na marcação, impedindo muitas vezes que o lateral rival ataque, Luan atua em mais de uma função no mesmo jogo, ora atuando como meia aberto pela esquerda, ora jogando como segundo atacante.

Como meia, ele volta para auxiliar os defensores. É bom lembrar que os atacantes e o meia de criação, que pode ser Valdívia ou Daniel Carvalho, não marcam, que Marcos Assunção já não tem idade para correr atrás dos meias rivais durante os 90 minutos, que nossos laterais atacam bem, mas pecam na defesa e que dessa forma, temos apenas o Marcio Araujo, que também não é um cão de guarda, para correr o campo todo, cobrindo espaços. É aí que entra o Luan, ajudando a cobrir espaços que por ventura possam existir.

Já como atacante, por mais que seja limitado, ele até faz seus golzinhos, que ajudam bastante em momentos difíceis. Por mais que tenha suas limitações, Luan cumpre bem seu papel. E por mais que ele desagrade a torcida e não valha, na minha opinião, os R$ 7 milhões nele investidos, temos que admitir sua importância.

Outro fator que demonstra seu bom papel é que não temos no elenco jogadores que atuam na mesma faixa de campo que ele. Um jogador que tem características semelhantes é o Tinga. Só que ele atua pelo lado direito e não vem tendo jornadas felizes com a camisa do Verdão. Patrik pode atuar na mesma faixa, também preferindo o lado direito, como vem acontecendo nas últimas partidas. Até mesmo Maikon Leite pode ser considerado um substituto, deixando o time mais ofensivo. Porém, nenhum deles faz essa função tão bem quanto Luan.

O que pode mudar com a saída do camisa 11, é que o Palmeiras ganhe em versatilidade. Sem a presença dele, Felipão terá a oportunidade de testar novos esquemas táticos, como por exemplo com a entrada de mais um volante, para ter um time de mais pegada no meio campo; de mais um meia, que deixaria o time mais criativo; ou até mesmo de outro atacante, o que pode por vezes pode ajudar o time em determinadas partidas. É uma chance de montar um time que não fique engessado a apenas um padrão de jogo. Ter essa versatilidade para se mudar de esquema com a troca de algumas peças de características diferentes é fundamental, pois isso muda os rumos de alguns jogos, surpreendendo os adversários. E a hora de testar isso é agora, durante o Paulista, quando enfrentamos times fracos.

O ideal seria que tivéssemos um jogador com essa capacidade tática do Luan mas com mais qualidade técnica. Vejo no Wesley exatamente esse jogador. Mas ele ainda não é atleta do Verdão. Caso ele chegue, acredito até que haja uma possibilidade do Luan deixar o time titular assim que tiver condições de jogo, vai saber. Mas enquanto isso não acontece e por mais que tenhamos birra do Luan, devemos reconhecer que ele realmente desempenha um papel fundamental no atual esquema tático imposto pelo Felipão. Luan é uma boa opção de elenco, isso é inegável.

Foto: Portal R7

Nenhum comentário: