Páginas

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Analise do sofá - Vitória sofrida, mas importante

Vitória sobre o XV de Piracicaba ajuda Palmeiras a manter a boa fase
Palmeiras 3 x 2 XV de Piracicaba. Esse foi o resultado final da partida de ontem no Pacaembu. Um jogo com várias experiências e com um placar que indica bem o que foi a partida. E que põe o Verdão, momentaneamente na liderança do Campeonato Paulista. Um bom resultado, no fim das contas.

Para a partida desta quarta-feira, Felipão resolveu fazer algumas mudanças no time, poupando jogadores que, na teoria, são os titulares. Assim, Cicinho, Leandro Amaro, Juninho e Luan deram lugar a Artur, que fez sua estreia, Mauricio Ramos, Gerley e Maikon Leite. Valdívia, machucado, deu lugar a Daniel Carvalho. O time também abandonou o esquema com três volantes para atuar com dois meias, tendo Patrik entrado no lugar de João Vitor, em relação a partida de domingo.

Com novos jogadores e de volta com o esquema antigo, o Palmeiras não teve muitas dificuldades de se impôr no início, apesar do XV ter um contra-ataque perigoso. Daniel Carvalho começou o jogo bem, tentando criar no meio, enquanto Maikon Leite e Patrik se movimentavam mais à frente. O que ficou faltando foi uma chegada mais incisiva dos laterais, principalmente de Artur, tímido por conta da estreia, imagino. Contudo, isso não acabou fazendo falta para que o camisa 83 abrisse o placar, aos 15 minutos em belo lance individual e que contou com boa movimentação dos avantes. Fernandão fez o pivô, Patrik tocou rápido para que Daniel Carvalho invadisse a área e marcasse, enquanto Maikon Leite se movimentava, puxando a marcação.

Mas a partir disso, o Palmeiras deu uma relaxada, que não pode acontecer. Contra equipes menores, tem de se aproveitar um gol para fazer o segundo, e depois o terceiro, matando assim o jogo. Se isso não acontece, o time fica exposto a uma fatalidade, a uma bola parada, a uma falha individual. Foi o que aconteceu aos 31 minutos. Em cobrança de falta, Ricardinho, do XV, cruzou a bola na área. Deola saiu mal e foi encoberto. 1x1, após falha clamorosa de nosso arqueiro (falo mais disso para o fim).

Com a igualdade, o Palmeiras tinha de ir pra cima no segundo tempo. E aí, surge Kid Assunção. De falta, logo aos dois minutos ele desempata. O XV vai novamente em busca da igualdade, com Mauricio Ramos, contra, aos 27. Mas aos 29, Assunça coloca a bola na cabeça de Artur, que dá números finais à peleja.

Vamos aos fatos então. O resultado de ontem foi ótimo por dois motivos. Primeiro, porque jogamos sem cinco jogadores que vinham atuando como titulares. Com tantas mudanças, não dá pra ficar cobrando entrosamento. Por mais que não tenha gostado do desempenho defensivo do time, que bateu muita cabeça e deu espaços em demasia para o time interiorano, especialmente em contra-ataques, temos de relevar. Além de ser a primeira vez que essa linha defensiva atuou junta, tínhamos estreia e jogadores que sequer haviam atuado no campeonato. Passa.

O segundo motivo é porque uma vitória é sempre uma vitória. E liderança momentânea a parte, o importante é manter o bom momento. Ainda estamos invictos e já somamos três vitórias consecutivas. O time vem crescendo de produção.

Sobre a(s) falha(s) de Deola. No primeiro gol não há o que discutir. Falha grave. Aliás, o nosso goleiro tem um sério problema em saídas de gol (e em reposições também). Ele passa muita insegurança nessa parte e não é de hoje. É uma falha que precisa ser corrigida. E que não é exclusiva dele. O Bruno também não sai tão bem do gol, apesar de ser melhor nessa parte e até o Marcos falhava nesse tipo de lance. Isso tem de ser trabalhado no dia a dia. A defesa tem que contribuir também e subir para cortar cruzamentos. No segundo gol, não achei que ele tenha falhado tão clamorosamente. A zaga não ajudou, primeiro permitindo o rebote e depois não cortando o cruzamento. Mas o Deola poderia ter ido mais decidido pra dividida também.

Entretanto, não o acho fraco tecnicamente, como pode-se dizer por aí e não apoio sua saída do time, mesmo que seja para um teste do Bruno. Goleiro precisa de ritmo de jogo e confiança. Tirá-lo agora, só o queimaria, o que é desnecessário. Além disso, se o Bruno entra e falha, vão cair em cima dele também. E lembrem-se: é difícil substituir São Marcos. É um fardo muito grande, seja pro Deola, seja para o Bruno ou para qualquer outro.

Quanto às estreias, gostei do Artur. Apesar de tímido, da falta de entrosamento e da zaga não ter tido uma noite lá muito feliz, ele mostrou oportunismo para marcar o gol da vitória. Pode ser um bom reserva para o Cicinho. Já "El Pirata" Barcos jogou pouco tempo. Mas mostrou que pode ser um bom pivô e ajudou na defesa, quando o XV pressionava.

O Palmeiras tem mostrado evolução nesse campeonato. Ainda precisamos de reforços, a novela Wesley já começa a se estender e os bastidores são sempre confusos. Mas as perspectivas é de que sejamos cada vez mais competitivos. Ainda bem.

Foto: Portal Terra

Nenhum comentário: