Páginas

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Analise do sofá - A vitória escapou

Com dois gols, Barcos mostrou que é matador. Foi o melhor em campo pelo Verdão
A cidade de Presidente Prudente viu um belo clássico ontem. Palmeiras e São Paulo protagonizaram um jogão, emocionante do início ao fim, como um clássico deve ser. No fim, 3x3 em um placar justo. Mas poderíamos ter voltado de lá com a vitória.

O Palmeiras não ganhou, na minha opinião, porque faltou um pouco mais de atitude. Clássicos são jogos que, em sua maioria, sempre são equilibrados. Vence quem está mais disposto e quem aproveita melhor os detalhes. E o Verdão acabou não aproveitando isso.

Por três vezes estivemos na frente no marcador. Prova que conseguimos criar e ter volume de jogo. Fizemos 1x0 com um belo gol de falta de Daniel Carvalho, 2x1, depois de um golaço de Barcos, e 3x2, com outro gol do "Pirata". Jogamos melhor boa parte do tempo, especialmente na primeira etapa. Mas erros bobos acabaram transformando uma vitória, que parecia estar nas mãos do Verdão desde o início do jogo em um empate que, no final, mostrou-se justo, pelas falhas que cometemos. Faltou uma certa atitude ao time para matar o jogo enquanto tinha a vantagem. Faltou aquele 'instinto assassino'. Respeitamos demais um rival que não jogava tão bem.

Além dessa falta de uma atitude matadora, os erros individuais acabaram pesando contra. No primeiro gol que sofremos, houve uma desatenção monstro da zaga. Primeiro que deixaram William José cruzar, dentro da área, para o meio. E depois, que ninguém marcou os dois jogadores que entraram, entre eles Cicero, autor do gol. O segundo, surgiu de um pênalti infantil cometido por Cicinho. E não é a primeira vez que isso acontece. No terceiro gol, faltaram estender um tapete vermelho para o Fernandinho, que fez um belo gol em um chutaço.

Em jogos como esses não se pode vacilar desta forma tão infantil três vezes. Por mais que o Palmeiras tenha construído, tenha se esforçado e mostrado que poderia sair vitorioso do confronto, esses erros individuais acabaram por prejudicar o resultado final.

Não podemos deixar também de reconhecer que o São Paulo teve seus méritos na partida. Se o time do Jardim Leonor jogou muito mal no primeiro tempo (e ainda assim fez um gol), no segundo eles melhoraram bastante, com a entrada de Fernandinho, que deu mais movimentação ao seu ataque. E acabaram marcando duas vezes. Leão soube mexer em sua equipe e acabou sendo recompensado.

Voltando ao Palmeiras, gostei da formação com três volantes. Já disse isso aqui. Prefiro que o Verdão atue assim, especialmente em clássicos, pois reforça a marcação no meio. João Vitor e Marcio Araujo foram muito bem na marcação e saindo para o jogo. Quem ficou devendo foi Marcos Assunção, que já não tem pique para marcar, fato visto no terceiro gol são paulino.

Na frente, Barcos e Maikon Leite formam uma bela dupla. O argentino se mostra cada vez mais matador e cada vez mais adaptado ao time. É uma ótima referência. E o baixinho se movimenta muito, desorganizando o sistema defensivo rival. Daniel Carvalho, enquanto aguentou, foi bem também. Quem segue devendo é o Cicinho. Faz tempo que não joga bem. O camisa 2 tem de voltar a mostrar um bom futebol, pois ganhou a sombra de Arthur.

Só para constar, houve falta de Fernandinho na jogada de seu gol. Uma falta parecida com o pênalti cometido por Cicinho. Mas o juiz não viu dessa forma. Gostaria que alguém me explicasse tal falta de critério. A arbitragem segue ridícula.

O time do Palmeiras se mostra que consegue evoluir ao longo do campeonato. Temos tudo para chegar forte na fase final. O problema é que seguimos sem elenco. No banco não havia opções para mudar muita coisa ontem. A diretoria precisa seguir contratando para termos um elenco forte. Não se ganha nada só com um time competitivo. Precisamos de opções.

Foto: Portal Terra

Nenhum comentário: