Páginas

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Analise do sofá - Virada em três minutos

Fernandão comemora o gol de empate do Palmeiras diante do Santos
Neymar é a grande estrela, o grande craque do futebol brasileiro atualmente. E não é pra menos. O menino joga muita bola e tem carisma. Tem seus passos vigiados como nenhum outro jogador no país. E ontem, os holofotes novamente estavam sob ele, duas ou três vezes mais forte do que de costume. Ele jogaria um clássico no dia em que completava 20 anos e podendo marcar seu centésimo gol como profissional. Seria um presente e tanto para o camisa 11 santista. Só esqueceram de combinar com o Palmeiras.

O jovem atacante até fez sua parte. Abriu o placar, de cabeça, após cobrança de falta de Ganso. E tudo parecia se encaminhar para uma vitória do time do litoral. Mas bastaram três minutos para que o Palmeiras virasse um jogo que estava praticamente perdido. De cabeça, Fernandão empatou, aos 43. E aos 46, Juninho cruzou, a bola desviou em Maranhão e entrou. 2x1 Verdão. E placar justo, diga-se.

No último texto que escrevi, sobre a vitória contra o Mogi Mirim, alertei que a tática que o Palmeiras vem utilizando, de não se expor muito, mesmo contra adversários inferiores, poderia funcionar contra o Santos, time que tem bom toque de bola e jogadores habilidosos. E não deu outra. Além de se defender com competência, o Palmeiras teve mais volume do jogo do que o rival, criando as melhores chances de gol.

O principal destaque para o triunfo deste domingo foi uma pequena variação tática implantada por Felipão. O time deixou de atuar com um meia aberto pela direita (Tinga, Maikon Leite e Patrik passaram pela posição) e passou a jogar com um volante a mais, no caso, João Vitor.  Acredito que esse fator tenha sido a chave para a vitória.

Antes que comecem a dizer que esse novo esquema é muito retranqueiro, quero dizer que concordo com o que foi feito e manteria o time nesse padrão. Apesar de termos três volantes em campo, um deles é Marcos Assunção, que pode fazer até o papel de um meia, sendo adiantado. É bom lembrar que o Assunça tem um bom passe e um chute mortal de média e longa distâncias. Assim, ele poderá tirar proveito dessas qualidades, além de dar o primeiro combate, sem precisar ter de ficar os 90 minutos correndo atrás dos adversários.

Logo atrás, teríamos Marcio Araújo e João Vitor, fazendo os papeis de destruidores de jogadas. Ambos são jovens e têm folego para tal. Sem contar que Araújo ainda dá aquelas arrancadas pro campo de ataque, sendo um bom elemento surpresa. Dessa maneira, o time passa a ter mais 'pegada' no meio campo, dando mais liberdade para os atacantes. Pode até ser que o esquema livre a 'obrigatoriedade' de se ter o Luan em campo, podendo ser uma oportunidade para vermos Valdívia e Daniel Carvalho juntos. Aparentemente, essa tática será o futuro do time, talvez com uma peça diferente (falamos disso amanhã).

Com essa nova disposição em campo, o Palmeiras dominou a partida de ontem, mostrando que pode jogar de igual para igual com qualquer time no Brasil. Para mim, o Santos é o melhor time do país e é sempre perigoso, seja fazendo apenas seu segundo jogo no ano, seja fazendo o vigésimo. Portanto, não adianta dar a desculpa que o time está voltando agora. Além de marcar bem as principais armas santistas, o time mostrou volume de jogo, pressionando e atacando o rival. Nem parecia o time que vinha passando apuros contra adversários mais frágeis.

Gostei muito de Daniel Carvalho, que foi mais efetivo do que vinha sendo o Valdívia, que saiu machucado, e da atuação defensiva do Cicinho, obrigado a marcar o Neymar. Mas o time todo está de parabéns.

É claro que nem tudo está perfeito após essa vitória. Ela não apaga o que ainda há de falhas, como por exemplo a pontaria de nossos atacantes, que precisa melhorar. Mas no geral, o time se apresentou bem. Tem de manter o ritmo contra s próximos adversários.

A vitória em um clássico sempre traz mais moral e um clima de mais tranquilidade. Será melhor para trabalhar para o decorrer do campeonato. E que essa tranquilidade que virá nas quatro linhas alcance os bastidores...

Foto: Portal Terra

Nenhum comentário: