Páginas

segunda-feira, 26 de março de 2012

O dia em que a violência venceu o futebol.


Caro torcedor palmeirense, infelizmente não utilizarei esse post para falar sobre o maior clássico da nossa cidade. O dia 25 de março de 2012 ficará marcado pelo sangue de dois torcedores palmeirenses que, covardemente, foram assassinados por bandidos presentes na torcida Gaviões da Fiel.

Não vou generalizar e afirmar que em Torcida Organizada só tem bandidos e Marginais. Isso não é verdade. Também não vou dizer que todo corintiano é bandido e assassino, porque também não é verdade. Mas não posso negar que até agora, a torcida que eles freqüentam e (talvez) são associados, não se pronunciou a respeito e muito menos identificou os criminosos.

A imprensa diz que a confusão foi marcada pela internet. Mas em entrevista concedida pelo policial que estava fazendo a escolta da torcida Mancha Alviverde, percebemos que tudo corria dentro de sua normalidade até a chegada de dos torcedores rivais, que saíram armados e atirando contra os palmeirenses. Se de fato foi uma briga combinada nas redes sociais, ninguém pode afirmar. Pelo menos até agora, ninguém tem provas disso, muito pelo contrário.

Não faço parte de nenhuma Torcida Organizada e também não freqüento nenhuma delas. Sei do espetáculo que elas fazem dentro do estádio e do que aprontam fora dele. Na verdade, disso todos nós sabemos. Mas também sabemos que existem pessoas que se associam à elas pela amizade, para ficar mais perto do clube que ama e por se sentir visível em uma sociedade tão preconceituosa. Sim, existem pessoas de bem em uma uniformizada.

O que aconteceu foi um ato covarde que custou a vida de dois palmeirenses. A polícia não sabe quem cometeu os crimes e tão pouco manteve alguém preso. A FPF, que se preocupa apenas com a sua reputação, também não quer saber quem matou os torcedores. Ela prefere apenas aparecer na mídia. Para isso, “baniu” Gaviões e Mancha dos estádios paulistas. Realmente, agora temos a certeza de que a violência acabou no futebol. (Não, não acabou!).

A violência está muito longe dos estádios. Está nas ruas, nas estações, nas estradas. O Ministério Público e a FPF fingem que estão tomando alguma providência, mas nós não fingimos que acreditamos. Sabemos que são coniventes com esses absurdos que rondam o esporte mais popular do país. E são mais coniventes ainda quando a organizada envolvida tem a cor preta e branca em seu uniforme.

Infelizmente, esses episódios são recorrentes em nosso país. Ontem foram dois palmeirenses, amanhã serão quantos? De quais torcidas? E os bandidos? Vão ficar soltos, rindo de toda essa situação? Parece que sim. Não só continuarão soltos, como matarão outros torcedores na primeira oportunidade que tiverem.

Aos veículos de imprensa que se aproveitam da situação para fazer sensacionalismo barato, deixo meu repúdio. Aos torcedores que pré julgam a situação e fazem afirmações importunas, apenas lamento. Não cabe a ninguém julgar uma situação quando duas vidas foram interrompidas por uma violência ignorante. Para as famílias, deixo meus sinceros sentimentos e que Deus lhes dê forças para superar essa dor.

Até quando vamos presenciar essa barbárie sem fundamento? Futebol é um esporte maravilhoso que nos proporciona diversas emoções. Futebol é rivalidade sim, mas com respeito ao próximo. Nada justifica uma morte, um tiro, uma paulada na cabeça. E ainda estamos esperando uma punição severa para os assassinos. CADEIA NELES!!

PAZ NO FUTEBOL!!

Nenhum comentário: