Páginas

segunda-feira, 12 de março de 2012

Análise do sofá - Goleada cumprindo tabela

Barcos tem sido fundamental e já fez sete gols em oito jogos com a camisa do Palmeiras
Fazia tempo que não via uma goleada como essas. Ontem o Verdão mandou 6x2 no Botafogo de Ribeirão Preto e voltou ao segundo lugar do Paulistão, a apenas um ponto atrás do Corinthians. Resultado elástico, bacana para a torcida e para os jogadores, mas que já não significa muita coisa.

É claro que é legal para todos ver um jogo como esse, afinal, não são em todas as partidas que vemos atuações desse porte. Mas já não me animam mais esses jogos da fase de classificação do Paulista, pelo simples fato de que o nível de nossos adversários não é lá grande coisa. O Botafogo, hoje na zona de rebaixamento, não é um grande parâmetro para se analisar o que o Palmeiras pode fazer nesse campeonato e no restante da temporada.

O Verdão não precisou se esforçar muito para vencer o jogo. Ainda no primeiro tempo, com 2x0, gols de Valdivia e Maikon Leite, já havia resolvido a parada. Fez ainda o terceiro, no começo do segundo tempo e relaxou de vez. Teve um homem a mais durante boa parte do segundo período, tomou um gol, fez outro, levou mais um e fechou com mais dois. Não houve dificuldade, não houve resistência por parte do time de Ribeirão Preto.

À parte o resultado elástico, o Palmeiras parece ter mais confiança a cada jogo que passa e já tem um padrão definido. Meio caminho andado para o restante do ano. É para isso que o Paulistão, nessa extensa fase de classificação, serve: permitir ao time que ganhe padrão. O que gostei de ver foi que o time não tirou tanto o pé, como fez em outras oportunidades.

E o que fazer agora, nesses jogos restantes e que deverão ser bem chatos? Bem, está mais do que claro que já temos garantida nossa vaga na próxima fase. Pouco importa a posição. O importante é estar lá, entre os oito, quando o Paulista realmente irá começar. Então, daqui pra frente, seria bom se Felipão iniciasse algumas experiências e desse chances a outros jogadores.

Ontem, Ricardo Bueno entrou e marcou um gol. Pode ganhar mais confiança a partir disso. Outros jogadores poderiam seguir o mesmo caminho, para se tornarem peças uteis ao elenco daqui pra frente. O bigode poderia também testar Valdivia e Daniel Carvalho juntos, na armação, com Maikon Leite e Barcos no ataque, para vermos como eles reagirão em caso de necessidade. É hora de aproveitar que existem times fracos no caminho para realizar esses testes, deixando assim a equipe mais versátil e menos previsível  pragmática. Podemos ganhar opções boas sem ter de contratar muito.

Nessa fase de classificação teremos apenas mais um jogo que vale a pena ver, que é o clássico contra o Corinthians. Nele, poderemos ter uma noção de como anda a evolução do Verdão. Esse sim será um jogo que valerá de alguma coisa. Os outros jogos servirão para cumprir tabela, apenas...

Foto: Portal Terra

Nenhum comentário: