Páginas

quinta-feira, 1 de março de 2012

Analise do sofá - Bastaram 45 minutos

Série invicta do Palmeiras já soma 17 partidas, contando com jogos do ano passado
Não houve acréscimo do juiz na primeira etapa de Linense e Palmeiras. Não foi necessário. Em apenas 45 minutos a peleja já estava mais do que resolvida em nosso favor com um 3x0 indiscutível no placar. Sem sofrimento, sem penúria e jogando um bom futebol. O Palmeiras segue evoluindo.

Em que se pese a fragilidade do time do Linense, que até faz uma boa campanha nesse Paulistão, o Verdão apresentou um grande futebol na etapa inicial da partida de ontem. Sem Marcos Assunção, suspenso, Felipão optou por manter o esquema com três volantes, colocando Chico no time. Com isso, o meio campo fica mais protegido, liberando os laterais para atacarem mais e livrando um pouco da responsabilidade do pessoal da frente em voltar para ajudar na marcação. Sem contar que os próprios volantes podem contribuir na parte ofensiva. Deu certo.

Diferente do que muita gente dizia, não fomos reféns da bola parada e tampouco precisamos de Assunção para isso, apesar do primeiro gol, dado à Maikon Leite, ter surgido de uma falta. O camisa 7 cobrou, a bola raspou no zagueiro adversário e entrou. Com 1x0 para o Palmeiras, o Linense se viu na obrigação de sair para o jogo, até levando certo perigo. Contudo, acabaram deixando espaços para contra ataques. Acabaram deixando espaço para Hernan Barcos. E isso foi mortal.

Barcos é um centro avante alto, meio que desengonçado e até parece ser lento. Mas isso é para enganar os rivais. "El Pirata" pegou a bola no meio, carregou, aplicou um drible da vaca no zagueiro e por cobertura mandou pro fundo da rede. GOLAÇO. GOLAÇO de um atacante que, a cada dia que passa, mostra ter mais recursos. Gol de craque.

O gol de Barcos foi tão espetacular que fez até meu pai, uma pessoa tranquila, serena, e que assistia a partida no conforto de sua cama, ir até meu quarto correndo perguntar o que eu tinha achado da pintura. 'Barcos de Lara' ganha cada dia mais fãs palestrinos. É o atacante que não tínhamos desde Alex Mineiro, no título do Paulista de 2008.

E ainda sobrou tempo para que, no lance seguinte, Juninho colocasse a bola com precisão na cabeça de Daniel Carvalho, para esse guardar a bola nas redes adversárias. Terceiro gol do nosso 'Gordinho' no torneio, segundo em dois jogos. Jogo resolvido, caixão fechado. Mas ainda restavam 45 minutos. E o Palmeiras empurrou com a barriga, ou melhor, 'administrou'.

O time recuou e passou a ceder à pressão do time do interior. O que acho que não pode acontecer. Tudo bem que o time tinha 3x0 no placar e que não precisava se desgastar. Mas se a oportunidade de fazer mais gols existe, acho que ela tem de ser aproveitada. Tivesse o Verdão forçado um pouco na segunda etapa, poderia ter voltado de Lins com uma goleada de 4 ou 5x0. No entanto, essa postura resultou em um gol dos adversários e um placar final de 3x1.

Como disse, o time evolui. O mais importante no momento é apresentar consistência e aos poucos a equipe vai afinando, vai demonstrando uma maior sintonia. Já são 17 jogos de invencibilidade, contando com partidas do ano passado, o que prova nosso bom momento. O que falta ainda são peças de reposição para compor o banco e entrarem no decorrer de um jogo sem deixar a peteca cair.

Para o próximo jogo, contra o São Caetano, não teremos Leandro Amaro e Artur, suspensos. Em compensação, Assunção estará a disposição e Valdivia muito provavelmente. Que sigamos nessa boa fase.

Foto: Portal Terra

Um comentário:

LucianoM disse...

Pode estar surgindo um novo Evair...vamos aguardar, mas as características apontam para esta direção...