Páginas

sexta-feira, 2 de março de 2012

Marcio Araujo: regularidade e discrição a serviço do Verdão

Marcio Araujo tem sido o jogador que mais atua com a camisa do Palmeiras
Dizem por aí que um grande time não pode ser formado com 11 craques. Sempre é preciso ter dois ou três jogadores 'operários', 'carregadores de piano', que se doem para o time, fazendo aquelas funções que geralmente os craques não conseguem ou não se aplicam para realizar. E é nesse rol de jogadores que se encaixa Marcio Araujo, hoje um dos principais jogadores do Verdão, na minha opinião.

Tímido e discreto, dentro e fora de campo, muitas vezes os torcedores sequer notam sua presença em campo. No entanto, ele é fundamental no atual esquema palmeirense. Araujo chegou ao Palmeiras no início de 2010, vindo do Atlético MG para formar dupla de volantes com Pierre. A principio, ele atuaria como segundo volante, tendo liberdade de sair para o jogo. Contudo, aos poucos ele foi adaptado na posição de primeiro volante, sua atual posição hoje, uma vez que Pierre sofria com contusões. Não saiu mais do time.

Uma característica que impressiona bastante em nosso camisa 8 é sua regularidade. Em pouco mais de dois anos vestindo nosso manto, Marcio Araujo já tem 138 jogos e é o atleta que mais atuou pelo time nas últimas duas temporadas, tendo jogado, em ambas, mais de 60 partidas. E em 2012 não tem sido diferente: Araujo atuou em todas as partidas do Verdão no ano.

E além da regularidade, sua lealdade para com seus adversários é destacável. Como homem que tem de destruir as jogadas dos rivais, imagina-se que ele deva ser punido com cartões com frequência. Porém, esse não é o caso. Nesse período jogando pelo Palmeiras, Marcio tomou apenas 15 cartões amarelos, o que dá uma média de 1 cartão a cada 9 jogos. Impressionante em se tratando de um jogador que tem a função primordial de marcar. E há um adendo ainda: ele nunca foi expulso em sua carreira! Um exemplo a ser seguido.

Também admiro o desprendimento com que ele joga. Marcio Araujo corre o campo todo, tendo de cobrir alguns espaços deixados, seja pelos laterais quando atacam, ou por Marcos Assunção, já não é um garoto e não pode ficar correndo os 90 minutos atrás dos adversários. Faz, digamos assim, o trabalho sujo, executando um papel importantíssimo para que nem tudo estoure no sistema defensivo. 

Sua tranquilidade e frieza também chamam a atenção (e assustam em certos momentos), na hora de sair do campo defensivo para o ofensivo. Dotado de uma capacidade física invejável, não são raras as vezes em que ele sai com a bola dominada, costurando a zaga adversária e tentando o passe para um atacante. É um jogador versátil, moderno e aplicado, de grande valia para o elenco alviverde.

Acredito que Marcio Araujo seja um dos pilares do time atual, por conta dessa constância, sempre atuando de forma regular e ajudando o time. Ele realiza bem as funções que lhe são designadas, sem precisar dos holofotes, sem precisar aparecer. E não o vemos dar aquele famoso 'migué', peculiar em muitos jogadores. Seu fisio privilegiado também contribui para que ele não se lesione. Por isso tem alcançado tais números.

Recentemente, li no Lance! uma rápida entrevista com ele (que pode ser conferida clicando aqui) que pode explicar um pouco disso tudo que foi dito acima e que mostra a humildade do jogador, coisa rara em tempos atuais. Vale a pena ler e ver porque o futebol precisa desses 'carregadores de piano'.

Foto: Band

Um comentário:

LucianoM disse...

O Márcio Araújo é o equivalente atual do nosso Amaral dos anos 90. Mesmo estilo, igualzinho.