Páginas

segunda-feira, 5 de março de 2012

Analise do sofá - Faltou pontaria

Recuperado, Valdívia voltou ao time ontem e também perdeu uma boa oportunidade de gol
Sol, calor, Pacaembu cheio e um jogo, teoricamente, fácil. Essa era a combinação que o torcedor do Palmeiras esperava encontrar ontem contra o São Caetano. E eu me incluo nessa. Chamei meu irmão, saímos de casa sem almoçar e fomos ver, pela primeira vez nesse ano, o Verdão jogar. A expectativa era boa, era de vitória. Porém, o que encontramos por lá foram apenas o sol, o calor e o Pacaembu cheio. O jogo não foi fácil. E o Palmeiras não saiu de um empate sem gols com o time do ABC.

A partida de ontem não foi a pior atuação do Palmeiras nesse ano. Ainda acho que o jogo contra o Oeste, que também terminou empatado, foi o que jogamos pior. Contra o São Caetano, o time criou algumas boas chances de marcar. Contudo, a pontaria de nossos atacantes não estava afiada. Contei, pelo menos, sete boas oportunidades desperdiçadas que poderiam ter dado outros números à partida.

A equipe seguiu atuando com três volantes e teve apenas uma novidade entre os titulares: Mauricio Ramos substituiu Leandro Amaro, suspenso. Vejo alguns torcedores reclamando do esquema tático, entretanto, continuo achando que esta é a melhor forma de iniciamos os jogos, pelo menos por enquanto. Foi com esse esquema que jogamos melhor e vencemos o Santos, que jogamos melhor e empatamos com o São Paulo e que jogamos muito melhor e vencemos bem o Linense. Pode parecer que essa estratégia seja excessivamente defensiva e tal, mas é necessária nesse momento. Sempre é bom lembrar que nossos laterais não são exímios marcadores e ter a cobertura dos volantes é fundamental para que nem tudo estoure na defesa. Sem contar que eles também sabem apoiar o ataque, dando até um volume de jogo maior. 

Além disso, jogando com três volantes, um meia e dois atacantes, sempre teremos a opção de colocar durante o jogo ou Valdívia ou Daniel Carvalho, o que é uma boa alternativa. Ontem, foi o chileno que começou no banco e entrou no intervalo. Porém, acho que Felipão cometeu um equivoco, pois tirou exatamente Daniel para a entrada do 'Mago'. Ao trocar uma peça por outra, ele não conseguiu mudar o panorama do jogo. O ideal, talvez tivesse sido tirar um dos volantes para colocar Valdívia e Daniel juntos para abastecerem o ataque. Não sabemos também se o camisa 83 pediu pra sair ou algo do tipo. Mas acho que, devido às circunstâncias, até para um teste mesmo, os dois deveriam jogar alguns minutos juntos.

Felipão ainda fez mais duas mudanças. Tirou João Vitor e Barcos (o jogador mais perigoso do time) e colocou Patrik e Ricardo Bueno. Outro erro, na minha opinião, mas que não credito 100% a ele. Por ver em ambos duas figuras nulas em campo, volto a bater na tecla de que precisamos de um elenco mais qualificado. Acredito que dê desespero no bigodudo ver que ele tem como opções de banco tais jogadores. É realmente medonho e algo tem de ser feito a respeito disso.

Há também o mérito do São Caetano em se defender muito bem. Como outros times pequenos, eles encaram esses jogos pensando em não perder, tentando explorar contra ataques. E levaram perigo em alguns. Um no primeiro tempo resultou em uma bola na trave. E um no segundo exigiu que Deola fizesse duas belas defesas.

O Palmeiras não fez um jogo ruim ontem. Apenas não soube concluir as chances que criou em gols. Talvez, uma vitória deixasse o torcedor menos descontente e acabasse dirimindo os erros, tanto da equipe quanto do técnico. O Verdão segue fazendo um bom campeonato e vai ganhando padrão de jogo. Não é um mau resultado, uma má jornada, que vai apagar tudo o que foi feito até agora. O que está faltando é encontrar outras formas de jogar, fazer algumas experiências para que o time não fique pragmático, para que tenha opções durante uma partida de mudá-la. Estamos no bolo e podemos sim, encarar nossos rivais de igual pra igual.

Foto: Portal Terra

Nenhum comentário: