Páginas

terça-feira, 24 de abril de 2012

O que falta para a saída do Felipão?



Caros palestrinos, eu sei que o momento é delicado. Acabamos de passar por mais uma eliminação traumática e a pressão da torcida por títulos aumenta a cada dia. Sei também que muitos torcedores gostam e apoiam o nosso treinador. Respeito todas as opiniões e todos os argumentos. Por isso, peço licença para compartilhar com vocês a minha visão sobre o Felipão.

Antes de falar sobre o nosso técnico, vamos fazer uma retrospectiva dos últimos comandantes que passaram pelo Verdão:

Caio Jr: (Cito esse treinador, pois ele trabalhou durante uma temporada inteira no Palmeiras.) Em 2007 não conseguimos nos classificar entre os quatro do Paulista, fomos eliminados na segunda fase da Copa do Brasil e ficamos em 5º lugar no nacional. Por conta dos fracassos, o até então jovem treinador foi demitido merecidamente, apesar de ter um time totalmente limitado nas mãos.

Luxemburgo: Chegou ganhando o Paulistão de 2008, eliminação nas oitavas da Copa do Brasil, eliminação nas quartas de final da Sul-americana, 4º colocado no Brasileirão e eliminação nas quartas de final da Libertadores de 2009. Foi demitido por brigar com o Keirrison, após o jogadores negociar com outro clube sem comunicar a comissão técnica.

Muricy: Perdeu um título ganho do Brasileirão de 2009 e foi demitido por causa de 3 derrotas seguidas no Paulistão de 2010.

O leitor deve estar perguntando: mas porque relembrar outros treinadores? Muito simples. Todos eles foram demitidos por problemas com jogadores ou por fiascos em competições importantes para o Palmeiras na época. A pergunta que eu faço é a seguinte: Por que com o Felipão é diferente? Foram 7 campeonatos, 6 vexames e uma eliminação por causa do apito.O bigode se envolveu em polêmicas com a diretoria, com a imprensa, com jogadores, com torcedores, teima com o mesmo esquema tático, faz substituições contestadas, escala o time de uma forma defensiva mesmo contra adversários mais fracos, além de demonstrar uma certa arrogância quando é perguntado sobre sua atual fase no futebol.

Deixo claro que comemorei o retorno do Felipão ao Palmeiras, o defendi ao longo do ano passado e tentei entender sua visão em todas as polêmicas. Sei que não é fácil treinar um time em que seu presidente é um banana e seus diretores só pensam em seus interesses pessoais. Mas para um técnico experiente, esperava mais cautela e até um controle sobre o elenco.

Fico triste ao perceber que ele já não é mais capaz de treinar a Sociedade Esportiva Palmeiras. Seu custo benefício deixou um rombo nos cofres do clube. Muito dinheiro para pouco resultado. Os jogadores não gostam do seu esquema e fica evidenciado nas entrevistas. Ele, por sua vez, já declarou inúmeras vezes que não faz questão de jogar em casa (Pacaembu), deixando de dar importância para o maior patrimônio de um clube de futebol: sua torcida.

E aí eu pergunto: o que falta para ele ser demitido? Se fosse outro técnico, também teria tanto apoio da diretoria? Será que ele está servindo de escudo do Tirone? Será que sua multa rescisória é o fator principal para manter um treinador que em dois anos não conseguiu nenhum resultado mediano? Não estou defendendo jogador e muito menos diretor, muito pelo contrário. Mas o fato é que ele não deu certo no Palmeiras. Se outro comandante irá dar resultados e conquistar títulos, eu não sei. Só sei que do jeito que está não da para ficar. Mudanças são necessárias, seja na comissão técnica, no elenco e na direção.

Hoje, em minha opinião, já deu para o Felipão. Agradeço por todos os títulos conquistados nos anos 90 e pelas vitórias heroicas em sua primeira passagem. Isso ficará para sempre na nossa memória. Mas queremos esquecer essa sua última passagem. Caso ele permaneça, torço para que mude sua postura e faça desse time, um time vencedor. Porém, a cada dia que passa, desacredito nessa mudança.

E vocês? Querem a saída do Felipão?

Um comentário:

LucianoM disse...

Questão de bom senso: a Copa do Brasil é a gota d'água. Caso seja eliminado, o Felipão tem que sair. Já não há mais clima para a permanência dele. Durante o ano passado, aceitamos que o time ia mal pois o elenco era limitado. Mas agora com jogadores mais qualificados, não há mais justificativa. Por que os times pequenos paulistas, por exemplo, conseguem ter desempenhos superiores ao nossos nos jogos, com elencos muito mais modestos ? Se a resposta não é "técnico", então não sei o que pode ser. Além do técnico, acho que os jogadores também têm suas parcelas de culpa. Por exemplo, cometem muitos erros de fundamentos. Passes, chutes, etc. Precisam treinar muito, mas muito mais. Os times do interior, quando enfrentam o Palmeiras, colocam nosso time na roda e dão olé, porque acertam muito melhor os passes. Falta isso tbm.