Páginas

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Caiu? Que levante e volte ainda mais forte

Aconteceu. No último domingo, aconteceu aquilo que palmeirenses temiam e para o que os rivais torciam. O Palmeiras foi oficialmente rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Pela segunda vez, em um curto período de dez anos. A segunda pior seqüência desse tipo de um time considerado grande no país, perdendo apenas para o Fluminense, que caiu para a Série B em 1996, 1997 e em 1998 caiu para a Série C. Mais um vexame na rica história do tradicional clube paulistano, maior campeão nacional do futebol brasileiro. 

A queda oficial aconteceu após o empate da Portuguesa com o Grêmio, na noite de domingo. Mas a queda moral já vinha de tempos. E não foi por obra do mero acaso que o Verdão foi rebaixado. O problema é muito maior do que se imagina. 

Há tempos o Palmeiras não conquistava um título. Desde a saída a Parmalat, co-gestora do clube na década de 1990, os torcedores se acostumaram a ver times medianos. E a sofrer com a seca de títulos. O clube teve algumas boas equipes, mas que não vingavam. Desde a primeira queda, a torcida comemorou apenas um título, o Paulista de 2008. Por isso, houve muita desconfiança e até temor em 2012. 

No Paulista, o time foi eliminado pelo Guarani nas quartas de final. Foi aí que todos se apegaram à Copa do Brasil. E foi aí que veio o surpreendente título, apesar do elenco limitado. Festa alviverde. Que não durou muito. 
O título, muito comemorado, mascarou as deficiências. E trouxe um pouco de soberba aos jogadores. O Palmeiras pagou domingo por isso. Quando se deram conta da real situação, o time já estava afundado. Até ameaçou uma reação. Não deu. 

Os problemas do Palmeiras vêm de cima. Da parte administrativa. Sem a Parmalat, o que se viu foram gestões ruins. Uma pior que a outra. E que culminaram com mais esse rebaixamento. Para desespero dos torcedores fanáticos. 

Ninguém duvida que o Palmeiras continua sendo grande. Mas tem que agir como tal. Tem de voltar a mostrar o poder que sempre teve e que cativou 15 milhões de torcedores. Senão, ficará cada vez mais difícil torcer. Não se consegue renovar a torcida apenas com a história. Para isso são necessárias vitórias. E o Palmeiras tem de voltar a esse caminho. 

O clube caiu de divisão. Que sirva de lição para voltar mais forte e sem os problemas que tanto afligem a torcida.

Apesar disso, estaremos apoiando. Sempre. FORZA PALMEIRAS!

Ps: Fazia tem por que não postávamos algo aqui. Mas resolvemos reabrir esse espaço, pois achamos que o momento era oportuno, para mostrar apoio ao clube, irrestritamente.

Nenhum comentário: