Páginas

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Minha lista de reforços para o Palmeiras


Ontem, o Palmeiras fez sua primeira partida após a conquista da Copa do Brasil. Um clássico contra o São Paulo. E para quem pensou que o time jogaria de ressaca, enganou-se. Mesmo desfalcado de Thiago Heleno, machucado, Marcos Assunção, gripado, e Barcos, que ainda se recupera da cirurgia de apendicite que o tirou das duas decisões da Copa do Brasil, o time mostrou porque foi campeão nacional na última quarta-feira.

Mesmo com o empate em 1x1 em uma fria noite de domingo (precisam ver esses horários de jogos) em nossa casa alugada, a Arena Barueri, o Verdão jogou muito bem e dominou completamente o adversário, até mesmo quando tinha um jogador a menos – Henrique foi expulso. Certamente, poderíamos ter vencido a peleja, tendo, inclusive desperdiçado um pênalti com Valdivia.

Mas, apesar desse resultado que, de acordo com as circunstancias foi ótimo, minha preocupação é com o time que será montado visando 2013 (creio que grandes contratações para esse ano não virão mais uma vez que a janela de transferências se fecha em breve), ano em que disputaremos a Libertadores. Mesmo com o título da Copa Brasil e com o bom resultado de ontem, é notório que precisamos de (bons) reforços se quisermos ter alguma chance de conquistar novamente a América.

Por isso, como todo torcedor, monto uma lista de jogadores que gostaria de ver com a camisa do Palmeiras no próximo ano e que, em minha concepção, ajudariam o grupo atual. Creio que não agradarei a todos com os nomes que citarei, mas é uma lista pessoal. Por isso, também não levarei em conta questões como dinheiro ou parceiras, que acredito surgirão com o time disputando o torneio continental. Quem quiser, sinta-se a vontade de sugerir outros nomes e fazer sua própria lista, afinal, são apenas devaneios de torcedor.

Zagueiros


Emerson (Coritiba) – O Palmeiras mostrou ter um bom sistema defensivo nessa reta final de Copa do Brasil. Foram apenas dois gols sofridos em quatro jogos, fato que contribuiu muito para a conquista do título. Porém, temos visto nossos beques sofrerem constantemente com problemas físicos. Nessas últimas semanas, Thiago Heleno, Adalberto Roman e Mauricio Ramos se machucaram o que deixa o time com poucas opções no setor (apenas Leandro Amaro e Henrique, que hoje atua no meio, além de Wellington, das categorias de base). Por isso, acredito que a contratação de mais um bom zagueiro é fundamental, até porque também há suspensões por cartões e etc. E um bom nome, no meu ponto de vista, é o do zagueiro Emerson, do Coritiba. Bom no jogo aéreo, tanto defensiva quanto ofensivamente, Emerson já foi até convocado para a seleção brasileira e tem sido bastante regular nas últimas temporadas. Creio ser bem viável uma contratação do beque, que seria um bom reforço.


Naldo (Werder Bremen) – Com passagens pela seleção brasileira, outro bom nome que poderia ser sondado pela diretoria é o do zagueiro Naldo, que atua pelo time alemão Werder Bremen. Destaque do Juventude em 2005, Naldo já está na Europa há sete anos e já disse ter interesse em voltar ao Brasil. O beque até negociou com o Grêmio e foi sondado pelo Inter, porém, não houve um acordo. O contrato dele termina no próximo ano e talvez o Werder Bremen tente negocia-lo para lucrar alguma coisa. Beirando os 30 anos, Naldo poderia dar também um toque de experiência para a zaga palestrina. Creio que ele poderia somar bastante, ainda mais em uma competição difícil como é a Libertadores.

Meio campistas


Felipe Melo (Juventus) – Sei que muitos vão me criticar por essa sugestão, contudo, acho que seria uma boa para o Palmeiras. Desde a última Copa do Mundo, Felipe Melo tem sido exaustivamente criticado por muitos torcedores (eu inclusive). Como torcedor da Juventus na Itália, pude acompanhar bem sua passagem pela Vecchia Signora e até antes, quando atuava pela Fiorentina. E por isso, acredito ter até uma boa base para avalia-lo. Para mim, Felipe Melo é um bom volante, que sabe marcar bem e sair jogando. Não é nenhum cabeçudo e poderia fazer o papel de cão de guarda em frente a nossa defesa, o que liberaria o Henrique para voltar para a zaga. Além disso, Marcos Assunção e Wesley (esse último quando voltar) ajudariam na composição do meio campo, tendo até de marcar um pouco menos, com um primeiro volante os cobrindo. Mas duas coisas complicam um pouco uma possível vinda do atleta. A primeira é sua personalidade. Por várias vezes, Melo perde a cabeça com facilidade. E prejudica o time. Vi muito disso na Juve. Porém, acho que Felipão conseguiria dar um jeito nisso. O segundo motivo é que, tanto ele quanto o clube não parecem estar dispostos a mais um empréstimo. Felipe quer deixar Turim. A Juventus quer vende-lo e recuperar um pouco do que nele foi investido. Seria muito difícil traze-lo, mas acho que não custa sondar.


Diego (Wolfsburg) – O Flamengo tentou a contratação do meia revelado pelo Santos e que pertence ao Wolfsburg, tendo atuado na última temporada pelo Atlético de Madrid. Isso mostra que o armador estaria disposto a voltar ao país, após uma incursão sem muito destaque pela Europa. Lá, perambulou por equipes médias, como Porto, Werder Bremen (onde jogou muito bem), Wolfsburg e Atlético de Madrid. Sua única chance em um time grande foi na Juventus, onde não se firmou e foi dispensado (injustamente na minha opinião). Aos 27 anos, Diego ainda é um jogador jovem e seria uma bela contratação para armar a equipe, pois ainda tem muito o que mostrar.

Rafinha (Coritiba) – Rafinha é um jogador rápido e bastante habilidoso. Deu muito trabalho para Juninho no segundo jogo da final da Copa do Brasil. Seria uma boa opção para compor elenco. Assim, teríamos um meia que atua pelo lado de campo e que poderia mudar um pouco a composição tática da equipe, caso fosse necessário abrir a defesa adversária.

Atacantes


Everton Costa (Coritiba) – Atuando como centro-avante nas finais contra o Verdão, Everton Costa não foi tão perigoso quanto costuma ser. Mas é um jogador interessante, que não fica preso na área, buscando se movimentar sempre para criar oportunidades. Hoje, já temos Barcos no comando de ataque e como seus reservas temos Obina, recém chegado, e Betinho, que deverá ter seu vinculo estendido. No entanto, vejo Everton Costa como uma opção interessante para compor elenco. É um atacante que poderia atuar ao lado de um centro-avante fixo, jogando mais próximo da área, e consequentemente do gol, do que Mazinho, Maikon Leite e Luan fazem atualmente. Seria mais uma opção tática no ataque.


Thiago Ribeiro (Cagliari) – Thiago Ribeiro sempre disse que gostaria de voltar ao Brasil, por conta de problemas pessoais. Mesmo assim, o Cagliari exerceu sua prioridade de compra e adquiriu o atleta em definitivo. Dificultou a situação, mas não acho que seja impossível. Talvez, um empréstimo do atacante, para que ele resolva seus problemas pessoais, seja uma boa alternativa para que o time italiano não tenha em seu elenco um jogador insatisfeito. Thiago poderia formar uma dupla interessante com “El Pirata”.


No gol e nas laterais, acredito que temos jogadores que possam suprir nossas necessidades. Mas essa não é uma lista permanente. Ela pode mudar com o passar dos dias. E você, quais jogadores gostariam de ver no Verdão?

Um comentário:

Anônimo disse...

Felipe Santana, Z, Borussia Dortmund (ALE), caso o Thiago Heleno saia.
Felipe Melo, V, Galatassaray (TUR);
Cleiton Xavier, M, Metalist (UCR);
Welliton, A, Spartak Moscow (RUS).

O meu time base da Libertadores em 2013 seria:
Bruno; Cicinho, T.Heleno (Felipe Santana), Henrique e Juninho; Felipe Melo, Wesley, Cleiton Xavier e Valdivia; Barcos e Welliton.

Banco: Deola; Artur, M.Ramos, Luiz Gustavo e Fernandinho; M.Araújo, J.Denoni, M.Assunção (Felipe) e Daniel Carvalho (Mazinho); Obina e M.Leite (Luan).

São apenas 3 nomes para fechar o elenco - 4 se o Heleno sair.