Páginas

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A polêmica da vez

Não acredito na saída do Felipão. Pelo menos, não para o São Paulo
Uma semana de paz. Isso é tudo o que o Palmeiras não consegue ter, desde a eliminação nas semi-finais do Campeonato Paulista, quando o time jogou, de forma heroica e melhor do que o Corinthians com um jogador a menos por grande parte do tempo e só foi eliminado nos pênaltis. A partir desse episódio, o Verdão nunca mais teve tranquilidade.

Vieram a goleada de 6x0 para o Coritiba, as polêmicas emnvolvendo Kléber, Flamengo e Frizzo, os boatos de uma possível venda de Valdivia, polêmicas entre Felipão e jogadores que não pertencem mais ao elenco, cobrança da torcida para com alguns jogadores. Isso é o que eu lembro de cabeça, sem fazer uma consulta cronológica. Com certeza, houve mais casos.

Pois bem. Lembro de todos esses fatos justamente porque, nessa semana, certamente não teremos paz novamente. Tudo por conta de especulações de que Felipão teria assinado um pré-contrato com o São Paulo. Quem deu a informação foi a colunista Sonia Racy, do "Estadão", que ultimamente tem dado bolas fora quando o assunto é Palmeiras (lembram da vendo do Valdivia para o Al-Ain?).

Não vou entrar no mérito de competência ou não de outros jornalistas ou de um veículo de comunicação como o Estadão. Sonia Racy é reconhecidamente uma profissional competente e respeitada, que atua há bastante tempo na área. Escreveu sobre esse caso porque deve ter tido uma fonte 'confiável'. Só que é aí mora o problema. Muitas vezes, uma fonte que surge com uma notícia como essa, pode parecer promissora. Mas na realidade, ela só quer conturbar.

O que quero ilustrar é que de fato, há muita gente dentro do Palmeiras que gosta de ver o crico pegar fogo, de tumultuar o ambiente. Saem por aí espalhando boatos. Por mais confiável que a fonte possa parecer, é importante ter cuidado com elas.

Não estou aqui querendo ensinar, dar aula de jornalismo, ainda mais para profissionais experientes. Quem sou eu para isso? Tenho muito a aprender nesta profissão. Contudo, as coisas no Palmeiras são incrivelmente complicadas neste momento. Por isso não devemos acreditar em tudo o que é divulgado por aí.

Quanto a Felipão ficar ou não, só o tempo dirá. Sobre a ida para o São Paulo, tanto o pessoal de lá, quanto de cá, desmentiram. Fico com a bela análise que o PVC fez em seu blog sobre o assunto. Bem sensata.

Agora é esperar pela nova polêmica, porque paz no Palmeiras é algo cada vez mais raro.

Foto: Portal Pop

Nenhum comentário: