Páginas

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Obrigado novamente, São Marcos!!



Escrevi esse texto no dia 05 de agosto de 2011, neste mesmo blog. Resolvi atualizá-lo e publicá-lo para homenagear a despedida do maior goleiro de todos os tempos!

Eu era apenas uma criança quando o vi pela primeira vez. Você era um jovem goleiro (ainda com cabelo), substituindo Veloso, em uma partida válida pelo Paulistão de 1996. E não é que naquele dia, de forma milagrosa, você defendeu um pênalti? Começava ali uma bela história, talvez uma das mais apaixonantes entre jogador, clube e torcida.

Não foi fácil ser titular. Conseguiu esse feito somente na Libertadores de 1999. Parecia estar escrito no destino de todos nós palmeirenses. Um título tão sonhado, tão esperado, precisava vir das mãos de um Santo. Assumiu a posição de forma brilhante, decidindo a classificação contra o Corinthians e contra o River Plate, no primeiro jogo da semi-final. Como um bom milagreiro, não precisou defender nenhuma penalidade na final para nos dar o título. Você nos deu a América e nós retribuímos com a nossa admiração, carinho e respeito.

E os mortais pecadores que ousaram duvidar de sua santidade quando falhou na final do Mundial? Sim, eu vi que você era o mais desapontado entre todos os palmeirenses desse planeta. Perdoe-os, São Marcos. Eles (adversários) não sabiam o que falavam. Hoje os mesmos invejosos que tripudiaram sobre sua desgraça se curvam aos seus pés.

Nós, palmeirenses, pedimos tanto a Deus uma vitória sobre o Corinthians, na Libertadores do ano seguinte. Tarefa difícil, já que perdemos o primeiro jogo por 4x3. No segundo confronto revertemos o placar e levamos a disputa para os pênaltis. E não é que o nosso desejo veio das suas mãos sagradas? A defesa sobre o Marcelinho foi o presente mais magnífico que um ídolo poderia dar a sua torcida. Ali, naquela noite fria de São Paulo, todos os palmeirenses desse país gritavam o seu nome. O nome do maior goleiro do mundo: SÃO MARCOS!!

Mas não fomos apenas nós palmeirenses que tivemos o privilégio de torcer e vibrar por suas defesas. Em 2002, 170 milhões de pessoas o colocava em seus corações, agradecendo pelo Penta Campeonato Mundial. Você teve a oportunidade de esnobar os que, anos antes, riram de sua tristeza. Mas como um bom Santo, perdoou todos os pecadores desse país. Aceitou ser admirado por corintianos, santistas, são-paulinos, entre outros. O melhor goleiro daquela Copa tornava-se ídolo nacional. Claro que ficamos com ciúmes. Tu és o nosso Marcão. Mas em um ato humilde e de reconhecimento, voltou ao Brasil para comemorar aquele título com a nossa camisa. OBRIGADO PELO SEU AMOR AO PALMEIRAS! 

No mesmo ano, todos os palmeirenses viviam o pior de seus pesadelos: a queda para série-B do Brasileirão. Nosso orgulho estava ferido. Nossa camisa estava manchada pelo fato mais trágico de nossa história. Mais uma vez pedimos a Deus nossa redenção. Nosso desespero era nítido. O que seria do nosso Palmeiras? Você nos tranquilizou. Recusou uma proposta do Arsenal para colocar o Verdão no seu devido lugar. Ficou, jogou, sofreu e ganhou! Ahh Marcos, como é bom ter você conosco. Dizem que Santo de casa não faz milagres, pura lorota. Não só faz como os transformam em atos corriqueiros. 

Quantos milagres, quantas broncas, quantos desabafos. Nesses seus 39 anos de vida, 20 deles dedicados ao Palmeiras, quem ganha o presente somos nós. Você é o nosso presente, passado e futuro. Comemoramos sua felicidade, choramos suas lesões e vibramos nas suas defesas. Tenha certeza que estivemos com você em cada momento difícil. Nunca te deixamos sozinho.

Amanhã estaremos nos despedindo. Sim, uma despedida para fazer qualquer palmeirense chorar, mas acima de tudo, para fazer qualquer palestrino se orgulhar por cada defesa e cada milagre. Não será uma noite fácil. Será a nossa última oportunidade de presenciar as atuações de um Santo embaixo da trave. 

Enquanto isso, quero agradecer por ser o ídolo, a pessoa, o jogador e o Santo que é. Quero agradecer por ter proporcionado os momentos mais felizes da minha vida. Você é o Palmeiras e o Palmeiras é você. Sinônimos de amor sem limites...amor sem divisão!

Obrigado, São Marcos. Continue nos protegendo de todo mal. Amém!!! 

Um comentário:

Saulo Barreto disse...

Inspirador texto, Glauco. Li em 2011 e leio novamente hoje com grande emoção. Marcos é um grande ídolo para o palmeiras e para toda a geração que cresceu o vendo.

abraços