Páginas

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Análise do sofá - Temos de dar um passo de cada vez

Vitória magra de ontem foi a nossa primeira no returno. Que ela seja a primeira de muitas
Enfim, vencemos nesse segundo turno. Com certeza, todo palmeirense estava incomodado com o fato de o time ainda não ter triunfado no returno do Brasileirão. E por vários motivos: epserava-se que, após a vitória de virada sob o Corinthians na última rodada do primeiro turno, a equipe conseguisse deslanchar na briga pelo título; porque a cada resultado negativo, vários problemas surgiam; porque sabiamos que temos time para estar em uma situação melhor; porque o time jogava bem, mas não conseguia os três pontos; e vários outros.

Ontem, o triunfo contra o Ceará pelo placar minimo, trouxe um alívio, um alento para o torcedor. E para o time também. É um sinal de que as coisas podem estar começando a mudar. E uma prova de que sim, ainda há chances de brigarmos pelo título, uma vez que o Vasco não venceu ontem e a diferença entre os cariocas, líderes, e o Verdão, sétimo, é de oito pontos. E ainda teremos confronto direto com todos os times que estão a nossa frente, exceção feita ao Botafogo.

Porém, é preciso ser cauteloso neste momento. Temos de dar um passo de cada vez. Outra vitória, no fim de semana, é essencial para que possamos nos estabilizar, para que o triunfo contra o Ceará não pareça algo esporádico e para que possamos, também, voltar a vencer fora de casa, coisa que só aconteceu uma vez. O adversário será o Atlético-GO, em Goiania, jogo que está longe de ser fácil. Atualmente, o Atlético ocupa um lugar que era do Goiás. E nunca foi fácil para ninguém jogar lá. Entretanto, se ainda quiser sonhar com algo melhor nesse Brasileiro, o Palmeiras vai ter de encontrar um jeito de vencer lá. Esse é o primeiro passo.

Caso a vitória aconteça no domingo, estaremos prontos para dar o segundo passo, que seria a volta ao G5, o que já seria uma recompensa e tanto após essa sequencia ruim. Hoje, estamos com a mesma pontuação do Flamengo e a dois pontos atrás do Fluminense, último time na zona de classificação para a Libertadores. Portanto, estamos próximos de nossos principais rivais e por isso acho possível traçar esse como um objetivo a curto prazo. Por ora, é o que podemos fazer, desde que o primeiro passo seja dado. Depois do Atlético-GO, teremos o lanterna América-MG em casa. Uma boa sequencia para embalar. Se conseguirmos as duas vitórias, teremos uma boa chance de dar esses dois passos.

Só então poderemos começar a pensar novamente em título, dependendo de como as coisas se desenvolverem na briga pelas primeiras posições.


Acredito que ainda temos boas chances de conquistar algo melhor nesse campeonato. Basta o time conseguir bons resultados. Parece óbvio, não? Mas não é, ainda mais em se tratando de Palmeiras, onde qualquer coisa se transforma em motivo para brigas e crises. E são essas brigas e crises qua acabam deixndo o ambiente ruim e atrapalhando o time. Com uma boa sequencia de vitórias, o clima fica mais ameno e nossas possibilidades aumentam. Vamos torcer então para a volta da boa fase.

O que acho - O Palmeiras voltou a se comportar bem ontem, mas ainda existe uma dificuldade séria de colocar a bola dentro do gol. Nosso tento saiu de um cruzamento de Marcio Araujo, que encontrou Luan. O nosso atacante cabeceou e a bola não iria para o gol. Mas o zagueiro Thiago Matias, revelado no Palmeiras, fez o favor de mandar a bola para as redes de seu próprio time. Gol contra que nos deu a vitória. O time jogou até que de forma razoavel, mas não há muita criação. Utilizamos um esquema parecido com os utilizados na Europa, com dois meias abertos (Tinga e Luan), Kléber se movimentando pelos dois lados e Fernandão centralizado. Funcionou. Espero que continue assim.

Destaque positivo - O time todo atuou de maneira bastante regular ontem. Não tenho como destacar alguém individualmente.

Destaque negativo - Também não tenho como destacar ninguém negativamente...

Foto: Portal Terra

Um comentário:

Rafael disse...

Vamo inventar uma hash ai, tipo #DeusIluminaOBigode , pra ele escalar o Carmona, parar de retranca, de improvisar jogador e colocar o Gabriel, Gerley ou Deola na lateral esquerda e JAMAIS o Rivaldo... com o Fernandão sempre em campo e não fazer a burrice de deixar o Kleber de centroavante...