Páginas

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Análise do sofá - Palmeiras e a arte de nos irritar

Jogadores lamentam mau resultado. Mas adianta lamentar alguma coisa?
Prometo ser breve e objetivo neste post, até porque, não há muito o que comentar sobre o que vimos ontem em Goiás. Jogando com 11 contra 9, o Palmeiras conseguiu a proeza de empatar com o Atlético-GO no Serra Dourada. Em 30 minutos com dois a mais, o time foi incapaz de ampliar a vantagem inicial de 1x0 e, pior, cedeu o empate. Uma das coisas mais ridiculas que já vi o Palmeiras fazer. E olha que nós, palmeirenses, temos nos acostumado a ver o time fazer coisas ridículas. Isso é que é maestria em irritar a torcida.

É inaceitavel resultados como esse acontecerem, ainda mais de um time que diz estar brigando por vaga na Libertadores. Por mais bem ajeitado que seja a equipe do Atlético, não se pode tomar um gol bizarro como esse, onde é cobrado um lateral para a área, com o atacante se antecipando à zaga, levantando a bola e a jogando despretenciosamente para o centro da área, para que alguém chegue de trás e marque o gol.

Mais inadimissível ainda é um time ter dois jogadores a mais e não conseguir criar chances, não chutar no gol, não fazer nada. A passividade dos jogadores (todos, sem exceção) foi incrível. Parecia que o time goleava por 8x1. E quando as raras chances apareciam, eram desperdiçadas a torto e a direito. Mereciamos perder ontem.

Depois de arrancar um empate heróico contra o Avaí, em situação semelhante a que o Atlético viveu ontem, e de vencer o Ceará, parecia que o time iria engrenar. Parecia. O time ainda está na briga por uma vaga na Libertadores. Sim, matematicamente está. Mas dá pra confiar, pra acreditar que isso é possível? Eu não creio. Pode até ser que a vaga ainda caia em nosso colo, mas com essa postura que o time adotou, com essa falta de personalidade, ficar difícil acreditar em qualquer reação ou algo do gênero.


Não adianta também tentar eleger apenas um culpado, buscar um bode expiatório para essa situação bisonha. Jogadores, comissão técnica e diretoria são culpados por tudo de ruim que está acontecendo com o Palmeiras. Ontem, a parcela maior é dos jogadores. Mas o Palmeiras é um time, um clube, um grupo. E todos devem assumir suas responsabilidades. Os jogadores pela falta de vergonha na cara, a comissão técnica por não conseguir fazer o time evoluir, por mais limitado que seja o elenco, e a diretoria por sua administração ruim, especialmente em relação a política do clube.

Infelizmente, é cada vez mais difícil apoiar e torcer para esse bando, que não respeita a gloriosa história e a camisa da S. E. Palmeiras.

Nenhum comentário: