Páginas

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Análise do sofá - Empacou?

Goleiro do Cruzeiro pegou pênalti mal batido por Marcos Assunção
Contra o Cruzeiro, neste domingo, o Palmeiras não fez uma partida espetacular. Longe disso. Mas jogou o suficiente para bater o time mineiro. Tanto que o estava fazendo, até os 40 minutos do segundo tempo, com um belo gol de Luan. Mas o argentino Montillo, um belíssimo jogador, por sinal, tratou de jogar água no chopp palmeirense. E olha que tivemos ainda a melhor chance que um time pode ter para fazer um gol, ou seja, um pênalti aos 47 minutos, desperdiçado por Marcos Assunção.

Sem Kleber e sem Valdívia, o Palmeiras é outro time. Temos sim um elenco limitadíssimo, porém, a exceção destes dois, qualquer outro jogador é substituível. Se sair São Marcos, podemos ficar sossegados, pois o Deola segura a bronca. Se Henrique ou Thiago Heleno não puderem jogar, Mauricio Ramos ou Leandro Amaro fazem o feijão com arroz. Volantes, temos aos montes. Laterais reservas, até quebram o galho. O problema é que não temos reservas para o Gladiador e para o Mago. Quem entra no lugar deles não consegue preocupar os adversários da mesma forma que os dois. Não chamam a responsabilidade. Foi exatamente isso que faltou ontem. Alguém chamar a responsabilidade.

O jogo de ontem foi chato, especialmente no primeiro tempo. Poucas chances de gol, muita marcação e truculência, nenhuma criatividade por parte de ambas as equipes. Foi duro assistir. No segundo tempo, as coisas melhoraram um pouco e o Palmeiras tomou mais a iniciativa enquanto o Cruzeiro esperava para explorar os contra-ataques. Contudo, faltava alguém no meio para organizar as jogadas, dar um último passe para os atacantes. Patrik parecia dormir em campo. Não sabia se apoiava, se armava ou sei lá o quê.

O gol do Palmeiras veio em uma jogada individual de Luan, com participação de Fernandão. Mérito dos dois. O gol do Cruzeiro veio de uma desatenção da zaga e do oportunismo de Montillo. Algo que precisa ser corrigido. Mas o que matou mesmo foi o pênalti. Logo nosso melhor batedor foi errar a cobrança. Marcos Assunção assumiu a culpa depois do jogo. Jogador experiente, fez o correto. Uma pena termos jogado, novamente, dois pontos na lata do lixo.


O Verdão empacou na sexta posição há seis rodadas. Não chega perto daqueles que estão no topo, apesar de ter tido várias chances para isso, e agora tem de se preocupar com quem chega. E pior, sem saber quando poderá contar com Kleber e Valdívia. Ambos machucados, Valdívia em situação pior, com um estiramento. Vai ser duro daqui pra frente. Que San Genaro nos ajude!

O que acho - Sem Kleber e Valdívia, especialmente o segundo, a criação do meio campo é zero. Vamos ter de arrumar um novo jeito de jogar. Talvez utilizando mais os laterais, talvez utilizando pontas, sei lá. Algo precisa ser feito e rápido. Como o próprio Felipão disse, não há muito o que perder agora. Alguns jogadores têm chamado a atenção. Luan e Marcio Araújo, contestados por parte da torcida, têm jogado muito. Cicinho também tem jogado bem. Mas precisa lembrar que é lateral, às vezes, e não meia. Precisa soltar a bola e correr em direção da linha de fundo para receber e cruzar a bola, ainda mais agora que temos um centro avante alto. Esse Fernandão tem sido uma grata surpresa. Longe de ser um craque, pelo menos sabe fazer o básico. Fez um golaço ontem, bem anulado. Será muito útil.

Destaque positivo - Marcio Araújo e Luan foram os grandes destaques. Não se omitiram, procuraram o jogo. O volante, além de marcar, saiu para o jogo. O atacante fez uma bela jogada que resultou em seu gol e ainda teve outra grande chance. Pena que a bola desviou no zagueiro.

Destaque negativo - Mais uma vez Patrik entrou e não correspondeu. Parece que entrou dormindo em campo. Não é,, na minha visão, o substituto ideal do Valdívia. Tem outras características.

Foto: Portal Terra

Nenhum comentário: